Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Depeche Mode - Memento Mori

3 de abril de 2023
Partilhar

Em Outubro de 2022, alguns meses após a inesperada e marcante morte de Andy Fletcher, membro fundador em 1980 dos Depeche Mode, o duo restante Dave Gahan na voz e Martin Gore nas guitarras e teclados, anunciou um novo álbum, o 15º para os Depeche Mode e uma digressão pela América do Norte e Europa.
O álbum intitulado “Memento Mori”, numa alusão ao “aproveitar a vida ao máximo porque todos acabaremos inevitavelmente por morrer”, foi lançado no dia 24 de Março passado, tendo a banda iniciado uma tournée que se prolongará pelo menos até meados de Agosto com mais de 40 datas já confirmadas, embora muitas delas em palcos intimistas no lugar de estádios ou grandes festivais, como era hábito.
A falta de Fletcher e a natureza fugaz da vida refletem-se evidentemente em “Memento Mori”.
Andy Fletcher, curiosamente ou talvez não, o elemento da banda que menos excessos cometeu ao longo da vida, aquele de quem menos se esperaria uma morte e ponto de equilíbrio entre os 2 egos conturbados era, por esse mesmo motivo e reconhecidamente, um pêndulo muito importante para a estabilidade instável dos Depeche Mode e a sua longa carreira com mais de 40 anos.
São portanto naturais as palavras de Dave Gahan no final das gravações do disco “Enquanto gravava, muitas vezes refleti sobre a perda de um amigo e companheiro e o que isso significa”.
Em “Memento Meri” os Depeche Mode continuam negros como antes, dançáveis como sempre, obsessivos e paranóicos, reconhecíveis no som electro synth minimalista e nas caixas de ritmo ora industriais ora básicas de bombo e tarola.
Produzido por James Ford, com trabalhos de produção adicional de Marta Salogni, a gestação de “Memento Mori” teve lugar nos primeiros tempos da era pandémica do Covid, sem a presença direta de Fletcher mas onde as temáticas típicas desse período são abordadas e maioritárias.
As 12 faixas do álbum mostram uma vasta expansão de sentimentos e texturas, desde o inicio muito dark de “My Cosmos Is Mine” até ao culminar com o belo, eloquente e orquestral “Speak to Me”.
Pelo meio, os Depeche Mode deixam-nos algumas das suas melhores canções em muitos anos, ao nível do que melhor fizeram durante toda a carreira. Desde logo o 1º single “Ghosts Again”, um clássico instantâneo da banda que poderia estar num dos seus 3 primeiros álbuns, com os créditos na composição entregues ao inconfundível Richard Butler dos Psychedelic Furs, parceria que se estende a mais 3 temas destacando deles “Don’t Say You Love Me”.
“Waging Tongue”, “My favourite Stranger”, “Before We Drow” e “Never Let Me Go” são mais algumas das canções que comprovam “Memento Meri” como um dos álbuns top 5 da carreira dos Depeche Mode, uma carreira tão longa e tantos fãs de todas as idades.
Não admira!

Última edição

Opinião