Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Tallies Patina

9 de agosto de 2022
Partilhar

Os Tallies são uma banda de Toronto, formada em 2017, constituída por
Sarah Cogan voz e guitarra, Dylan Franklin guitarra, Cian O'Neill bateria e Stephen Pitman no baixo.
Apreciadores sem pudor e detentores de um conhecimento exímio do indie dream pop do princípio dos anos 90, baseado nas guitarras jangly e no trio de efeitos delay/reverb/chorus, a estreia da banda fez-se através do álbumauto-intitulado, um mix de Sundays e Lush, alguns dos expoentes dessa estética musical da referida era.
A verdade, no entanto, é que os Tallies demonstraram desde o seu álbum debutante mais que apenas a recriação pastiche dos sons dos seus ídolos, uma alegria e energia próprias de quem quer deixar marca na música produzida nos dias que correm.
Sarah e Dylan conheceram-se enquanto estudavam Engenharia de Som e decidiram começar a escrever em 2018 as canções que fariam parte do primeiro álbum.
A combinação das baterias up beat com o baixo melódico, as essenciais guitarras jangly e a voz flauteada mas leve de Sarah, captaram a atenção de Simon Raymonde, membro dos Cocteau Twins e cérebro da editora Bella Union que logo os “pescou” para a sua “casa”. “Patina” é o nome do 2º álbum de originais dos Tallies, editado no dia 29 de Julho de 2022. É uma coleção de belas canções vintage e clássicas no contexto do dream pop de finais de 80 / inícios de 90 mas que não se remetem únicamente à nostalgia, até pela subtil variação apresentada entre temas contagiantes e que empolgam como no caso dos 2 que abrem o disco “No Dreams of Fayres” e “Hearts Underground” e que se estendem depois com aquela tensão apelativa a “Catapult” “Heavens Touch”, “Special”, “Memento” mais à Cocteau Twins e “Am I the Man” a piscar o olho aos Smiths.
Estamos perante aqueles casos de uma comunhão perfeita entre voz e instrumentos embrulhados numa produção astuta do próprio Dylan Franklin e de Graham Walsh dos Holy Fuck.
Maravilhoso!

Última edição

Opinião