Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Stars - From Capelton Hill

6 de junho de 2022
Partilhar

Os Stars são uma banda indie pop rock, originária de Toronto e fundada em 1999 por Torquil Campbell e Chris Seligman, sob a influencia de artistas como os Smiths, New Order, Brian Wilson ou Marvin Gaye e onde a pop sofisticada, com pedaços de eletrónica é marca evidente.
Agumas notas sobre os Stars:
- Ao longo dos anos a banda foi recrutando diversos músicos com destaque para Amy Millan que se mantém até hoje.
- Os Stars deslocaram-se numa primeira fase para Nova Iorque e posteriormente para Montreal, onde permanecem.
- Os seis elementos do actual line-up da banda pertencem a outros projetos, sendo os Broken Social Scene o de maior evidencia.
- “Set yourself on fire”, de 2005 é o 3º trabalho dos Stars e provavelmente o auge do seu reconhecimento nesta já longa carreira de quase 25 anos.
Após 5 anos de interregno, os Stars lançaram no passado mês de maio, o seu nono álbum de estúdio “From Capelton Hill”. Capelton Hill está localizada no Quebec e é um local muito querido para o actor (com diversas aparições na série “Sexo e a cidade”), líder e vocalista Torquil Campbell, onde o seu avô construiu casas há muito, muito tempo atrás. .
Não é de admirar por isso que “From Capelton Hill” aborde temas como a nostalgia, a perda e a esperança, resultando num registo bonito e comovente.
A preocupação familiar com uma nova ansiedade sobre o que acontece quando tudo acabar é honestamente assumida pelos Stars, “Esta banda sempre foi sobre “navegar” e sobre o que significa estar dentro de uma vida que vai terminar”, confessou à imprensa a vocalista e guitarrista Amy Millan no momento de apresentação do disco.
A referida angústia, abre espaço para uma paleta sonora larga, com tons de new wave, guitarras limpas e electro-pop de sintetizadores, entrelaçados no estilo Chamber-pop da banda , nos contornos brit pop 80/90 em “if i never see London Again” e até no folk, caso da faixa “That girl”.
Ao longo das 12 canções de “From Capelton Hill” , no entanto, os Stars também voltam às suas raízes dos duetos pop boy/girl entre Campbell e Millan, no fundo, o material puro das mixtapes adolescentes misturado com um recém-descoberto senso de mortalidade.
Ainda que para efeitos promocionais as apostas tenham recaído sobre 3 temas, “Pretenders”, “Build a fire” e o tema título “ From Capelton Hill”, o disco no seu todo é muito agradável, fluído, repleto de momentos tocantes e excelentes arranjos em auto-produçao.
Os Stars estão há 23 anos a oferecer-nos belos discos e uma forma sábia e bonita de amadurecer musicalmente.
“From Capelton Hill” revela uma banda que sabe de onde vem e ao que vai, ciente de seu legado e disposta a refiná-lo.
Obtem com distinção esse propósito! O brilho destas estrelas perdura!

Última edição

Opinião