Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Melody’s Echo Chamber - Emotional Eternal

8 de maio de 2022
Partilhar

Nilufer Yanya é uma artista musical londrina com 27 anos, filha de pai turco e mãe irlandesa, ambos ligados às artes visuais.

Tendo aprendido a tocar guitarra aos 12 anos, lançou as suas primeiras demos na plataforma Souncloud em 2014.

Por essa altura recusou fazer parte de uma girlsband criada pelo produtor dos One Direction, precisamento por não concordar com o formato de tal negócio.

Em 2016, 2017 e 2018 lançou oficialmente os seus primeiros trabalho, no caso, singles/eps bem recebidos pela crítica e que abriram caminho para a estreia no longa duração “Miss Universe” de 2019.

Com “Miss Universe” Yanya, influenciada pelo indie dos anos 90, conjuga elementos pop, soul, jazz e hip hop com a sua guitarra minimalista e beats mais ou menos frenéticos, deixando uma excelente impressão geral para um primeiro Lp.

No passado mês de Março foi lançado o 2º trabalho de Nilufer Yanya intitulado “Painless” onde a compositora trata os próprios sentimentos de forma crua e direta e que refletem de certo modo, tal como já aconteceu com outros artistas, o lado doloroso mas honesto na produção e criação artística num período de isolamento social.

A crueza no processo de construção dos versos da Yanya acaba por se refletir na composição dos arranjos e ritmo dado ao disco.

Não por acaso, Nilufer Yanya fez de “Stabilise” a primeira música do álbum a ser apresentada ao público. Guitarras e ritmos movidos pela urgência dos elementos, lembrando os primeiros temas dos Bloc Party, porém íntimas da estética sonora explorada pela cantora desde a estreia. É algo que fica reforçado em “Chase Me”, via programação eletrónica distorcida que evidencia um traço visceral das suas composições.

Há ainda assim um lado mais soft e ambiental em “Painless”, como se constata em “Trouble” ou na piscadela de olho ao r&b de “Try”.

“Painless” pode oscilar entre a calmaria sentimental e descargas explosivas de emoções sem que tal se torne desconfortável para o ouvinte.

Tamanha paleta de detalhes faz de “Painless” um disco que convence à primeira escuta mas que vai ganhando com cada escuta seguinte pela percepção da sua riqueza intrínseca.

Destaque ainda para os temas “The dealer”, single de abertura do disco, muito Lush, muito 90s e dois outros bem mais experimentais, “Belong With You” e “Midnight Sun” que tanto nos remete para Youssou N´Dour como para os Radiohead de “Ok computer”.

Grande disco!

Nilufer Yanya está confirmada para regressar a Portugal dia 7 de Julho, ao Festival Nos Alive.

Última edição

Opinião