Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Snail Mail- Valentine

9 de janeiro de 2022
Partilhar

Lindsey Jordan é uma jovem cantora e compositora com 22 anos que cresceu nos subúrbios de Baltimore, estado americano de Maryland.

Foi sob o nome Snail Mail que Lindsey Jordan se estreou em 2016, portanto aos 17 anos, com o EP “Habit” contendo 7 temas num estilo pop lo-fi.

O 1º álbum, “Lush” foi lançado em 2018, tendo merecido excelentes críticas em geral e a rápida passagem de promessa a certeza no campo dos novos artistas pop rock. Desta feita com um som mais polido e cristalino que em “Habit” mas continuando a abordar e praticar as teses pessoais sobre amores, desamores, derrotas e vitórias.

“Valentine” editado há cerca de um més pela editora Matador é uma obra de sentimentos muito vincados. Concebido durante um período de forte instabilidade emocional de Lindsey Jordan, o segundo álbum de estúdio de Snail Mail desenvolve-se exatamente a partir dessa vulnerabilidade da cantora, como se de um estímulo natural se tratasse para cada uma das dez faixas do álbum. Há uma instabilidade permanente e até uma bipolaridade de posições na escrita de Jordan.

Parte desse resultado vem do próprio processo de criação do trabalho. Passado o período de divulgação do elogiado “Lush”, Jordan passou por um período de depressão e isolamento com um internamento de mès e meio numa clínica de reabilitação.

Temas como o single “Ben Franklin” ou “Forever (Sailing) foram escritos e inspirados nesses momentos de maior instabilidade emocional.

O teor confessional e a delicada exposição sentimental de Jordan sáo imagem de marca da artista, de que em momento algum, abdica.

“Valentine”, mesmo envolto em tanta amargura, nao sufoca e não contagia negativamente o que é optimo comparando com alguns trabalhos de artistas da mesma geração neste espetro musical. A explosão de guitarras e vozes fortes que tomam conta de “Valentine”, até alcançar a derradeira “Mia”, composição marcada pelo maior refinamento dos arranjos, melodias e vozes, ajuda a preservar o domínio melódico e essência pop das canções de Snail Mail .

São canções que se dividem entre a melancolia dos versos e estruturas pensadas para nos tocar. Intencionalmente ou não, Lindsey Jordan ampliou os limites da própria obra, por isso enquanto “Lush” parecia apontar para o rock dos anos 1990/2000, mergulhando numa solução de guitarras distorcidas e beats rápidos, “Valentine” é mais vasto de possibilidades e direções musicais. São camadas de sintetizadores, arranjos acústicos e canções que utilizam uma abordagem acessível, o que se torna bem evidente nas curvas instrumentais de Madonna e no pop nostálgico da já citada “Forever (Sailing)”, música que aponta para a produção dos anos 80, talvez a mais descarada aqui.

O álbum “Valentine” de Snail Mail, alter-ego de Lindsey Jordan, co-produzido com Brad Cook (Bon Iver) segue caminhos trilhados por Cat Power, Phoebe Bridgers e Lucy Dacus, com identidade própria, fluída e permitindo provar novas possibilidades e ritmos durante toda a sua audição.

A não perder!

Última edição

Opinião