Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

EDITORS - EBM

1 de outubro de 2022
Partilhar

À beira dos 20 anos de existência, os Editors, banda de Birmingham, Inglaterra, chegam ao sétimo disco de originais lançado pela editora “Play It Again Sam”.
O trabalho intitulado “EBM” foi colocado à venda no dia 23 de Setembro, cerca de quatro anos após o mediano “Violence”.
O álbum será o primeiro com o novo membro Benjamin John Power, também conhecido como Blanck Mass (Fuck Buttons), anunciado agora como elemento a tempo integral e decisivo para a direção musical dos Editors em 2022.
O título “EBM” aponta o caminho e vem de Electronic Body Music (ou Editors Blanck Mass), estilo musical obscuro dos anos 80.
Segundo o próprio Power, “há uma forte materialidade neste álbum nascido com a intenção de se conectar com as pessoas e preencher um espaço muito físico. No entanto, há também uma materialidade emocional que se estende por toda a parte; uma urgência e uma sensação de pânico. Um mal-estar. E mesmo nos seus momentos mais dóceis, há um anseio de conexão”.
O comunicado à imprensa realça que “a entrada de Power significou que pela primeira vez, as estruturas das música dos Editors não foram criadas pelo líder Tom Smith, mas antes concebidas por Benjamin John Power e enviadas para os restantes membros da banda, Tom Smith, Justin Lockey, Elliott Williams, Russell Leetch e Ed Lay com liberdade para as editar e lhes dar corpo”.
Tom Smith o vocalista confessou “… tem havido uma dose de adrenalina no processo criativo. As músicas são tão imediatas, batem na hora!”.
O primeiro single conhecido foi “Heart Attack” que a banda lançou em Maio mas há entretanto um novo single e vídeo, do tema “Karma Climb”, “um exercício hedonista, de fuga ao mundo em geral, mas também do que os outros pensam de nós”, nas palavras de Smith.
A direção do vídeo é assinada por Hand Held Cine Club, dupla de irmãos James e Justin Lockey (este último guitarrista dos Editors).
Inspirando-se em Nitzer Ebb, Front 242, Depeche Mode (que não é infuencia nova nos Editors), ou até Rammstein, “EBM” é uma aventura visionária e sonora que percorre tanto o rock industrial como a dance music eletrónica e à qual em nada é alheia a presença preponderante do teclista e produtor Benjamin Power.
Os Editors, a banda do início do século XXI, nascida na senda do revivalismo post-punk, juntamente com os Interpol ou os White Lies, soam por isso bastante revigorados em “EBM”.
A partir do momento em que “Heart Attack” arranca, impera o sentimento de urgência. “Picturesque” é implacável no seu som de rock electro gótico e “Karma Climb”, tendo o brilho sombrio clássico dos primeiros trabalhos dos editores, recebeu aqui uma nova dose de adrenalina das batidas e arpegios eletrónicos de Power.
A intensidade de “Strawberry Lemonade”, o estilo depeche Mode/New Order em “Vibe” e “Kiss”, dão-nos em simultâneo a tal necessidade de conexão física, emocional e espiritual referida por Benjamin Power, com momentos selvagens e viscerais recortados por outros mais emotivos e ternos. A abordagem focada no prazer (hedonismo), é evidente ao longo do álbum “EBM”.
Um bom regresso dos Editors no seu trabalho mais progressivo de sempre.

Última edição

Opinião