Anuncie connosco
Pub
Opinião
Gonçalo Oliveira – Actor
Gonçalo Oliveira
Actor

P'la caneta afora

À LUZ DA RESILIÊNCIA

4 de julho de 2021
Partilhar

Hoje em dia já não é o sonho que comanda a vida, mas sim a moda, as “modas”.

Hoje somos todos e tudo é resiliente.

Hoje todos temos “a luz”.

“- Tu, senão fosse essa tua luz, nunca conseguirias ser tão resiliente!”

Esta é uma frase que fica sempre bem dita a alguém. Decorem-na, por favor! Vão ver o jeito que vos dá, quando não soubermos o que dizer. Qualquer ouvinte nosso interlocutor vai ficar babadíssimo, mesmo não percebendo patavina do que nós estamos a querer dizer com tal conjunto de vocábulos.

Comecemos então por consultar um dicionário: “Resiliente” é um adjectivo. Segundo o Dicionário Priberam, segundo a ciência Física, “Resiliente” é algo que é capaz de retomar a sua forma original depois de sofrer impacto ou deformação; que tem elasticidade, resiliência. Em sentido figurado “Resiliente” é o que tem a capacidade de recuperar após um revés ou de superar situações de crise, adversidade ou infortúnio; que demonstra resiliência. Ou ainda no mesmo sentido figurado “Resiliente” é o que é flexível.

Perceberam?????

Seguindo o mesmo Dicionário o que é que pode significar “Luz”? “Luz” significa o seguinte: O que, iluminando os objectos os torna visíveis, andeeiro, lâmpada, vela ou outra coisa acesa, energia eléctrica, efeitos de luz em quadro, fotografia ou outra representação, que ilumina o espírito, claridade de um astro, brilho, fulgor, critério, evidência, ilustração, publicidade. Ao nível da Anatomia significa uma cavidade ou canal dentro de um órgão ou estrutura tubular.

Elucidados?????

Ok! A partir de agora já podem ouvir e compreender melhor os jornalistas, os comentadores políticos, desportivos, os locutores de entretenimento e até mesmo os doutos entrevistados ou até mesmo um qualquer papalvo a querer dar ares de intelectual.
Ah! Mas por favor não se esqueçam de pagar as facturas da EDP! É que se esquecerem deixam de brilhar, a família fica às escuras em casa e os Mexias e CIA deixam de receber o ordenado mínimo e ainda acabam por ficar a receber a reforma mínima.

Haja paciência!

Haja saúde! (Palavras de saudação à moda Açoreana)

Última edição

Opinião