Anuncie connosco
Pub
Opinião
Filipe Esménio – Director
Filipe Esménio
Director

Mel de Cicuta

Setembro mês de decisões

5 de setembro de 2021
Partilhar

Para além do regresso às aulas, e das múltiplas decisões que os pais têm de tomar, é como todos sabemos o mês das eleições autárquicas.

Nesta edição completamos o ciclo que temos vindo a desenvolver de apresentação dos candidatos autárquicos.

Como critério definimos os que têm candidato à Câmara e à Assembleia Municipal para serem apresentados nas páginas do nosso jornal, com os respetivos candidatos às juntas de freguesia.

Escolher é importante, muito importante, representa uma parte significativa do nosso futuro nas mãos daqueles que nos vão representar e com influência direta daquilo que nos acontece mesmo à porta de casa.

As pessoas podem desligar, desligarem-se, mas o mundo não pára. E o off parcial nada resolve.

Podemos e devemos continuar ligados, a nós, aos nossos, à nossa terra, às nossas responsabilidades.

Se permitirmos que os outros decidam por nós, vamos acabar a comer aquilo que não queremos.

Uma nota para CR7, o homem que não pára de bater recordes e que encontra em cada respiração uma razão para se motivar mais e mais e nunca desistir. Ronaldo é em muitos sentidos uma inspiração. E não estou a falar apenas de futebol.

Como pessoas, somos uma espécie de cocktail daquilo que fomos, daquilo que somos e do que nos podemos tornar, e uma certeza fica: a maior parte dos ingredientes dessa bebida foram escolhidos por nós, por isso, não faz sentido queixarmo-nos na hora de o provar.

O futebol, tal como a política, é um tabuleiro complexo, no qual, quem tem mais sucesso, tem de saber valorizar as suas vitórias e erguer-se rápido nas derrotas. Há segundas oportunidades, mesmo quando quase tudo parece perdido. O espírito de equipa, associado ao trabalho e ao foco, pode trazer vitórias extraordinárias.

Nem todas as vitórias têm a mesma importância e é nas derrotas que se testam as lideranças e a coesão das equipas. É mais fácil despedir treinadores que mudar muitos jogadores. As mais pequenas fragilidades são claramente exploradas pelos adversários e nas vitórias parece que temos sempre mais apoiantes do que aqueles que temos na verdade.

É fácil vender ilusões de curto prazo, é impossível ganhar sempre. Mas, no fim do jogo, podemos e devemos cumprimentar os adversários e respeitar os adeptos. Porque no futebol e na causa pública, as coisas só fazem sentido, se tivermos como missão servir o público. A todos, bom jogo.

Última edição

Opinião