Anuncie connosco
Pub
Opinião
Filipe Esménio – Director
Filipe Esménio
Director

Mel de Cicuta

Liberdade e vida…

8 de março de 2023
Partilhar

A liberdade é, por vezes, considerada como um bem adquirido. Mas não é.
Não é preciso recuar muito no tempo para nos lembrarmos das restrições COVID ou, agora no presente, irmos um pouco a leste para perceber que liberdade não é um bem adquirido.
Olhe-se para alguns países árabes que estiveram em certos estágios de desenvolvimento e que, pelo menos aos nossos olhos, regrediram.
As coisas mudam e nem sempre é para melhor.
A Festa do Carnaval, em Loures, voltou à rua e simboliza, entre outras coisas, que a normalidade regressou. Podemos mesmo sair à rua e protestar ou manifestarmo-nos de forma livre.
Viva a Liberdade, viva as manifestações populares, sejam elas religiosas ou pagãs.
Celebra-se também o centenário de Severiano Falcão, um homem que dirigiu os destinos de Loures por muitos anos, um combatente e preso político no antigo regime, um homem que deixou a sua marca em Loures.
Mas, se o carnaval sai à rua, vivemos em paralelo uma situação caótica no Hospital Beatriz Ângelo, demissões em bloco, pediatria parcialmente fechada, falta de médicos, problemas que se vão repetindo sem que a tutela lhes consiga dar resposta. A situação põe em causa a saúde e a vida das pessoas. É lamentável. Seria melhor ter a PPP? Haverá solução real para o que está a acontecer na saúde e na educação?
Quero acreditar que sim, mas que tarda, tarda.
A Jornada Mundial da Juventude trará muito valor acrescentado ao concelho, isso parece óbvio. Mas algumas preocupações também existem. Em concreto, a Junta de Sacavém e Prior Velho alerta para a pressão de valores no mercado imobiliário, que já começa a fazer-se sentir e que prejudica os que cá andam e por cá vão ficar.
Sou um otimista e prefiro ver o copo meio cheio em tudo, exceto no vinho.
E julgo que o nosso concelho que chegou à frente na República, pode e vai ainda chegar muitas vezes à frente em muitas outras matérias.
Viva Loures, Viva Portugal!

Última edição

Opinião