Anuncie connosco
Pub
Opinião
Filipe Esménio – Director
Filipe Esménio
Director

Mel de cicuta

De volta à escola… a sorrir

30 de agosto de 2018
Partilhar

Com mais ou menos férias, em função da carteira e da vida de cada um, uma certeza temos. Agora é o regresso às aulas.

Tudo muda para a criança, as dinâmicas, a presença dos pais, os horários, as rotinas.

Muitas vezes mudam de escola e de amigos. É preciso estar atento.

Este momento, como muitos outros é certo, implica uma forte atenção e presença dos pais, e sempre que possível uma preparação para que os pequenos não sofram stress e angústia.

Frases como «não quero ir à escola» devem ser levadas a sério e não apenas com o clássico «tens de ir». É preciso conversar, perceber o porquê e adequar os argumentos à causa da questão.

A mudança, essa para além de causa de stress, interfere mesmo na concentração e na aprendizagem e, é preciso ter calma. Dar tempo à integração e ajudar a criança para que esta aconteça. Promover idas ao parque infantil com os colegas por exemplo, ou visitas a casa de uns e outros podem ajudar a estabelecer laços. A verdade é que é preciso foco e atenção nesta fase transitória.

Não basta perguntar «Como correu a escola hoje?» ou nem se deve perguntar, pelo menos de forma permanente e repetitiva. Esta repetição gera uma resposta tipo e banaliza a informação. O que queremos mesmo, é saber o que se passa no dia a dia mas, acima de tudo, nas emoções dos nossos filhos.

Reconhecer as emoções dos nossos filhos, contribuir para que eles se sintam seguros e relaxados connosco, sem esquecermos que temos de colocar-lhes limites saudáveis. São pontos importantes para o equilíbrio das crianças.

E não se esqueça, por favor, brinque com eles e dê-lhes tempo para brincar. «Brincar é condição fundamental para ser sério», afirmava Arquimedes.

E isto de rir, é mesmo uma coisa muito séria.

PS: Este artigo é estupidamente escrito com o novo acordo ortográfico.

Última edição

Opinião