Anuncie connosco
Pub
Opinião
Filipe Esménio – Director
Filipe Esménio
Director

Mel de Cicuta

De Loures para o mundo… notável

3 de julho de 2022
Partilhar

Esta terça-feira fui a três locais bem diferentes no nosso concelho e com propósitos notáveis.
De manhã fui ao Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão (CACI), novo espaço da Associação Luiz Pereira Motta com capacidade para acolher pessoas com deficiência intelectual. Notável. Uma grande novidade para Loures.
De tarde fui ao largo 4 de outubro onde assisti à evocação histórica da feira de Loures, promovida pela Junta de Freguesia de Loures, onde fiquei a par do confronto de ideias entre monárquicos e republicanos e dos movimentos sociais que culminaram na proclamação da República Portuguesa em Loures a 4 de outubro de 1910, um dia antes de ser proclamada solenemente em Lisboa. Notável. O pioneirismo e a coragem de Loures.
De seguida, fui visitar o campo de Treino da Casa do Benfica de Loures, em Lousa, onde encontrei os campeões europeus da modalidade em pleno campo de Futebol de Praia. A ideia, a concretização e o sucesso desportivo de Loures para a Europa, absolutamente notável. Um feito desportivo ao mais alto nível.
No senda do futebol, seja ele de praia, futsal ou de onze, destacaria o meu amigo (confesso) Luis Estrela, um homem do nosso concelho que se sagrou, como treinador, campeão nacional de futsal feminino pelo Benfica. Notável.
No futebol mais um feito do Desportivo, o CDOM, Clube Desportivo Olivais e Moscavide, vencendo pela segunda vez consecutiva a Taça da Associação de Futebol de Lisboa. Desta feita venceu na final por um a zero, frente ao SC Lourinhanense. Notável.
E, segundo conseguimos apurar, está mesmo para breve a deslocação do centro logístico do LIDL para Loures, evidentemente com a criação de centenas de postos de trabalho. Loures não é só logística mas também o é, e isso é notável.
No fundo, apenas alguns indicadores da enorme capacidade dos homens e mulheres de Loures de fazerem coisas notáveis. Do sonho à concretização vai por vezes um pequeno passo. No nosso concelho estamos, na verdade, prontos para dar o passo certo.

Última edição

Opinião