Anuncie connosco
Pub
Opinião
Cristina Fialho – Chefe de redação
Cristina Fialho
Chefe de redação

Editorial

GOT MILK?

1 de outubro de 2022
Partilhar

Margaret Thatcher, primeira-ministra britânica entre 1979 e 1990, teve a pasta da educação entre 1970 e 1975. Enquanto deteve esta responsabilidade, implementou uma medida que limitava o acesso gratuito ao leite, o que lhe valeu a alcunha Milk Snatcher (Ladra do Leite). Esta medida foi entendida como um dos mais básicos preceitos do neoliberalismo: cortar todos os apoios sociais, independentemente do custo nos Orçamentos.
A CDU acusa a Câmara Municipal de Loures de deixar milhares de crianças, do 1º ciclo do ensino básico, sem o «Leite Escolar».
No entanto, a autarquia explica que o concurso que lançou para o fornecimento desse bem essencial «ficou deserto», sendo agora necessário fazer um ajuste direto.
Em comunicado, o município esclarece que o «referido concurso ficou deserto, uma vez que as propostas concorrentes apresentaram um valor mais alto em cerca de 30%» e, por isso, «foi iniciado novo procedimento concurso, a 1 de setembro que se encontra a decorrer». Mas, para salvaguardar o bem-estar das crianças, a 14 de setembro, «desencadeou-se o procedimento de ajuste direto, no valor de cerca de 12600€».
«o valor de referência foi calculado com base no apurado nas transferências da Administração Central recebidas desde 1 de abril, que por sua vez, têm como referencial o ano de 2018». Razão pela qual, «o referido concurso ficou deserto, uma vez que as propostas concorrentes apresentaram um valor mais alto em cerca de 30%».
A Câmara, após lembrar que este programa abrange cerca de 9720 crianças e alunos da rede pública concelhia, adianta que «desse universo total, continua a ser distribuído a 6612 crianças o leite escolar». Assim, segundo a autarquia, «o número de alunos momentaneamente sem o serviço resume-se a 31,9%».
Para já, os Agrupamentos de Escolas Luís Sttau Monteiro, Bobadela, Stª Iria Azóia e José Afonso têm um contrato ativo e garantia de fornecimento de leite escolar até 31 de dezembro de 2022 (3285 alunos).
Esperamos que toda esta situação garanta este bem essencial.
Já agora, a medida tomada pela Margaret Thatcher foi exageradamente interpretada, já que não limitava o acesso ao leite a todas as crianças, apenas dava prioridade às crianças até aos 7 anos e aos mais pobres, já que se vivia em panorama de guerra e o leite era racionado.

Última edição

Opinião