Anuncie connosco
Pub
Opinião
Convidados –
Convidados

Opinião de Joana Roubaud

Bucodentários

6 de outubro de 2018
Partilhar

Bucodentários é, tal como o nome sugere, o nome que se dá ao conjunto de produtos destinados à higiene e/ou tratamento de problemas da boca, dentes e gengivas.

Pastas, elixires (ou colutórios como também são chamados os líquidos para bochechar), geles, sprays, escovas, fios dentários, etc, são produtos que conhecemos bem devido ao seu uso massificado. Na verdade, a oferta neste segmento de mercado é tão grande que por vezes até se torna confuso quando pretendemos fazer uma escolha acertada.

O assunto daria pano para mangas, mas em vez disso ficam 8 dicas que talvez não saiba sobre estes produtos.

A Clorohexidina é um antisséptico presente em vários bucodentários. Embora muito eficaz na eliminação da placa, o seu uso prolongado mancha os dentes. Utilize as concentrações elevadas (≥0,12%) em situações pontuais (após cirurgias ou tratamentos periodontais) para uma desinfeção mais profunda. O Triclosan é uma boa alternativa como antimicrobiano para uso diário e não apresenta risco para a saúde nas concentrações em que se encontra nos bucodentários (limites europeus).

Existem gamas de produtos para boca seca, um efeito secundário frequente de vários medicamentos. Geralmente possuem nomes que evocam hidratação (ex: hydra…) ou secura (ex: xero…) e existem sob a forma de saliva artificial, pastas, elixires e sprays.

Se tem sensibilidade dentária evite pastas branqueadoras. As concentrações de Bicarbonato de sódio mais elevadas nestas pastas levam a um desgaste maior da superfície dos dentes e aumento da sensibilidade.

Os produtos para o mau hálito que contenham apenas óleos essenciais (mentol, eucaliptol, timol) apenas disfarçam o odor em vez de atuarem sobre a causa. São boas opções para situações isoladas, mas não para uso regular. Para avaliar a origem, consulte o médico dentista.

As gamas “ortho” destinam-se a quem usa aparelhos ortodônticos. A sua utilização é importante pois possuem substâncias que não agridem os materiais.

Pequenas lesões na boca ou aftas podem ser resolvidas com produtos contendo ácido hialurónico. Estes formam uma película protetora, aceleram a cicatrização e não ardem.

Para quem tem dúvidas sobre a eficácia da sua higiene oral, existem reveladores de placa. Um corante em gotas, muito simples de usar e que evidencia a placa bacteriana deixando-a colorida.

Última edição

Opinião