Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Um valor patrimonial do Município de Loures

O Convento

6 de novembro de 2022
Partilhar

Por indicação de Miguel de Moura, escrivão de D. Sebastião, o Convento de Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição dos Milagres, em Sacavém, foi construído no século XVI, sobre ruínas de uma antiga ermida dedicada a Nossa Senhora dos Mártires, cuja fundação a tradição atribui a D. Afonso Henriques, após a Batalha de Sacavém.
Em 1577 o Papa Gregório XIII concedeu a Miguel de Moura a possibilidade de fundar o convento, assim como autorização para trazer, do convento da Madre de Deus, em Lisboa, freiras de clausura da Segunda Ordem Franciscana Capuchinha (uma ordem derivada da Ordem de Santa Clara).
Os efeitos danosos causados pela passagem dos anos, aliados aos danos provocados pelo abandono, usos indevidos, atos de vandalismo e destruição, colocam em perigo este secular testemunho patrimonial da cidade de Sacavém, do Concelho de Loures e de Portugal.
Em 2019 a ADAL – Associação da Defesa e Ambiente de Loures, denunciou o estado de abandono e destruição do Convento e dinamizou um movimento de opinião da população do Concelho de Loures e da cidade de Sacavém, em particular, para a sua salvaguarda e valorização (Petição) batendo-se para que fossem desenvolvidas todas as diligências ao alcance das entidades oficiais, para a classificação deste exemplar do património construído do concelho de Loures.
Nesse ano realizou-se uma visita ao imóvel, por técnicos da Câmara Municipal de Loures e da Direcção Geral do Património Cultural-DGPC, que a ADAL acompanhou, confirmando-se a sua importância histórica e cultural, bem como a relevância para a Cidade e o interesse em se desenvolver um processo com vista à sua classificação, para beneficiação e valorização futura.
Em 19 de Maio de 2021 foi determinado pela CM Loures abrir o procedimento administrativo relativo à eventual classificação do antigo Convento de Nossa Senhora da conceição e dos Mártires e Igreja de Nossa Senhora da Purificação, como Monumento de Interesse Municipal (MIM), tendo já decorrido, em julho de 2021, a fase de discussão pública.

O Convento
Proposta para uma futura função

Promovida uma reflexão da ADAL, sobre qual poderá vir a ser a vocação futura deste edifício, a ADAL propõe a instalação de um Campus de Juventude, considerando o conjunto constituído por edifício, instalações complementares e terreno envolvente.

Campus de Juventude
Dependendo da área total do edifício e de outras variáveis que tenham que ser respeitadas, apontamos desde já as seguintes possibilidades, quanto a valências a instalar:
a) Área nuclear
- Residências para estudantes
b) Áreas complementares/ Serviços
• Áreas abertas a públicos e utentes diversificados:
- Receção/atendimento
- Núcleo interpretativo
• Áreas abertas a públicos e utentes diversificados
- Espaços para start-ups e coworking
- Residências artísticas
- Espaço para utilização por associações ou dinâmicas juvenis
c) Áreas comerciais
- Área de restauração (restaurante com esplanada ou quiosque com esplanada)
- Loja(s), privilegiando-se uma oferta articulada com as funções do equipamento, os seus utentes e públicos alvo
d) Áreas reservadas
- Serviços administrativos

Justificação
Para além do valor patrimonial que se pretende salvaguardar, através de um uso coletivo que contribua para a qualidade urbanística da cidade e de vida dos cidadãos, há alguns aspetos e/ou objetivos que podemos realçar na justificação da presente proposta.
1. Atração e fixação de jovens
2. Condições, recursos vantagens de partida
- Localização geográfica confinante com o município de Lisboa, cidade com uma oferta educativa / académica de peso, que atrai grande número de estudantes nacionais e estrangeiros;
- Boas acessibilidades;
- Uma rede de transportes razoável, que se perspetiva melhorar.
- Obras de requalificação em curso na cidade, em particular na Praça da República, onde o Convento de Nossa Senhora dos Mártires e da Conceição dos Milagres ganha valor e protagonismo
- Frente Ribeirinha do Tejo e a futura ligação Vila Franca de Xira - Guincho
- Jornadas Mundiais da Juventude.
- Conjunto significativo de equipamentos culturais, desportivos e de lazer (Museu de Cerâmica de Sacavém, dotado de um Centro de Documentação de referência; Casa-Museu José Pedro; Biblioteca Municipal Ary dos Santos), desportivos municipais e associativos, Parque Tejo-Trancão e Parque das Nações, Caminhos de Santiago…
É ainda de destacar o Centro de Investigação NEW da EDP, bem como o campus tecnológico e nuclear do Instituto Superior Técnico (Universidade de Lisboa) vocacionado para a promoção e desenvolvimento de atividades de investigação científica e tecnológica, de formação avançada, de especialização e aperfeiçoamento profissional.

 

Última edição

Opinião