Dia 16 de outubro
MERCADONA ABRE EM FRIELAS E COLABORA COM CECSSAC
14 de outubro de 2025
Partilhar
· A Mercadona abrirá, no dia 16 de outubro, um supermercado em Frielas, Loures, o segundo no município e o oitavo no distrito de Lisboa.
· No âmbito da sua Política de Responsabilidade Social, esta loja doará diariamente, e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade ao Centro Cultural e Social de Santo António dos Cavaleiros (CECSSAC).
A Mercadona, empresa de supermercados, abrirá no dia 16 de outubro, pelas 9 horas, uma loja em Frielas, a segunda do município de Loures (junto à IKEA). No âmbito desta abertura, a empresa assinou um protocolo de colaboração com o CECSSAC.
A doação de alimentos é uma das estratégias da Mercadona para a prevenção do desperdício alimentar e faz parte do compromisso que a empresa mantém com a Sociedade: partilhar parte do que dela recebe. Com este objetivo, a empresa desenvolve o seu Plano de Responsabilidade Social, no qual estão inseridas as doações alimentares a partir de cada uma das suas 64 lojas abertas, além de várias outras ações pontuais.
A nova loja doará, diariamente e desde o primeiro dia, bens de primeira necessidade a esta instituição, que se tornou num importante espaço de resposta social na comunidade envolvente, prestando apoio alimentar à população carenciada, funcionando também como creche, pré-escolar, centro de dia e serviço de apoio domiciliário.
Pe. Rogério da Silva Torres, Presidente da Direção do CECSSAC, refere que "a nossa instituição apoia diversas famílias em situação de vulnerabilidade social. Atualmente, prestamos apoio direto a 880 beneficiários através da entrega de cabazes e outros apoios essenciais à dignidade humana. Neste contexto, a colaboração com a Mercadona irá representar um acréscimo de bens alimentares para que possamos chegar a mais utentes. Acreditamos que juntos poderemos fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Agradecemos, desde já, a escolha da nossa Instituição para o efeito.”
Ana Carreto, Diretora de Relações Externas Distrito de Lisboa e Associações de Consumidores, acrescenta que "este acordo que celebrámos com o CECSSAC, reforça o compromisso da Mercadona contribuindo para o bem-estar da comunidade onde nos inserimos, fazendo a diferença no dia a dia de quem mais precisa. Assim, no âmbito da nossa política de Responsabilidade Social, esta colaboração, através da doação diária de bens de primeira necessidade desde o primeiro dia de abertura da nossa loja de Frielas, permite-nos apoiar as mais de 800 pessoas que a Instituição ajuda”.
Responsabilidade Social Empresarial
Sob a premissa de “Partilhar com a Sociedade parte do que dela recebe”, o trajeto da Mercadona contempla a aplicação de um Plano de Ação Social, no qual se incluem as doações de alimentos e produtos. Neste âmbito, todas as lojas em Portugal têm uma parceria com uma instituição local que, desde o dia de abertura da loja, recebe diariamente alimentos. No total, em 2024, a Mercadona doou 1.300 toneladas de bens a mais de 80 entidades de cariz social, o equivalente a 22.600 carrinhos de compras.
Criação de Emprego estável e de qualidade
Com esta nova loja, a empresa cria 90 novos postos de trabalho, reforçando o seu compromisso com a criação de emprego estável e de qualidade. No total, no concelho de Loures, a empresa emprega 180 trabalhadores, todos com contratos sem termo desde o primeiro dia e condições salariais atrativas.
No início do ano, a empresa anunciou um aumento de 8,5 % a todos os colaboradores, aplicado desde janeiro de 2025, fixando o seu salário de entrada em 14.963,90 € brutos anuais, com progressão salarial até 20.465,10 € alcançados num máximo de 4 anos. Acrescem a estes valores o subsídio de alimentação diário e o subsídio de domingos, feriados e horas de trabalho noturno. Com o cumprimento de objetivos individuais e da empresa, soma-se ainda o Prémio Anual, que a partir do primeiro ano civil completo é equivalente a um salário extra e, a partir dos 4 anos de antiguidade, é de dois salários extra.
A nova tabela salarial oferece assim um salário de entrada 23 % acima do salário mínimo nacional (SMN). Já os colaboradores com mais de 4 anos de antiguidade, auferem atualmente um salário superior em 68 % ao SMN.