Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Associação de santo António dos Cavaleiros

Associação Beneficente de Ajuda

6 de maio de 2023
Partilhar

A história de uma Associação de santo António dos Cavaleiros que teve a sua gene em 1992 e a seu reconhecimento como IPSS em 2002. Ao longo destes anos colaborou com milhares de hovens, no desenvolvimento das suas competências.
Quando em 1992, um grupo de senhoras em Santo António dos Cavaleiros se juntou para tomar conta de uma criança que não tinha onde ficar durante o dia porque os pais precisavam trabalhar, certamente não esperavam que este seu gesto iria dar início a várias respostas que tanta diferença têm feito na vida das famílias.
Elas pertenciam à Igreja Evangélica Reviver, e a esta criança que quiseram socorrer, juntaram-se outras da comunidade com a mesma necessidade. Com o passar do tempo nasceu o que é hoje o Vidinha Fixe, uma Creche e Jardim de Infância para 81 crianças e por onde já passaram cerca de 900 crianças e suas famílias.
A ABA
Mas este ato solidário não terminou aí, foi a semente para que nascesse a ABA – Associação Beneficente de Ajuda – fundada após o início da creche e reconhecida em 2002 como IPSS. Tem-se dedicado não a apenas crianças, mas pessoas ao longo do seu ciclo de vida de forma integral, com vista a promover transformação pessoal e comunitária e intervir nas suas necessidades físicas, emocionais e espirituais.
A ABA não distingue nacionalidades, raças ou condições sociais, e privilegia as relações fraternas e o amor ao próximo como bases da sua intervenção. Tudo faz para respeitar a dignidade humana e vê cada indivíduo como um ser único e com potencial.
Alguns anos após o seu nascimento, a ABA, ao observar o número elevado de crianças e jovens que andavam pela rua sem supervisão parental e de contextos socioeconómicos vulneráveis criou o Eu amo SAC, projeto financiado pelo Programa Escolhas. Ali, os seus esforços contribuem para a prevenção e diminuição de comportamentos de risco em jovens dos 10 aos 25 anos, e promovem a sua integração social e o reforço da coesão social.
Nos 13 anos de existência, interveio com milhares de jovens, na promoção do sucesso escolar, desenvolvimento de competências pessoais, sociais e de liderança, audiovisuais, artísticas, de cidadania e participação ativa, consumo sustentável, estilos de vida saudáveis e criação de projetos de vida.
É importante afirmar que os valores que fundaram a associação, são vividos nesta resposta que privilegia o amor próprio, ao próximo e à comunidade, e ainda intervém através da educação não formal e da inclusão pelas artes.
Sobre esta base de atuação, realizou vários projetos inovadores como vídeos, documentários e curtas-metragens presentes e referenciadas em vários festivais de cinema nacionais e internacionais. Lançou várias campanhas sociais através de cartazes e vídeos que promovem o pensamento crítico e a mudança de comportamento como a exposição de fotografia “Metamorfose” para a promoção da saúde mental e prevenção de comportamentos suicidários que esteve itinerante por vários locais do concelho, como escolas, bibliotecas, IPSS e o Hospital Beatriz Ângelo.
O CD “Brilha” e a saúde mental
O projeto produziu ainda um CD de música, “Brilha”, com jovens da comunidade e realizou 3 edições do festival de música comunitário “Vibefest”, que na última edição reuniu cerca de 1000 jovens num ambiente descontraído e seguro.
Mais tarde, relatos incomodaram a equipa técnica da instituição, como o de um jovem que se atirou pela janela e de uma jovem que ingeriu medicamentos para terminar com a vida. Houve uma mobilização ímpar na ABA que acabou por criar uma resposta para a prevenção do suicídio e promoção da saúde mental. Com alguns anos de investimento e preparação, o sonho concretizou-se no Malmequer, um projeto financiado pelo Programa Bairros Saudáveis, que une a intervenção ao nível da saúde mental nos jovens, um tema tabu e uma problemática crescente especialmente neste período pós-pandémico, com o interesse juvenil pelo cinema e séries televisivas. São pequenos episódios que prendem jovens ao ecrã, fazendo-os identificarem-se com as personagens que retratam dilemas do quotidiano.
A série foi produzida pela equipa do projeto em conjunto com jovens da comunidade e outros. Paralelamente foi criado um programa de promoção de saúde mental com sessões dinamizadas em contexto de sala de aula a cerca de 100 alunos de uma escola da freguesia, com sessões que contemplam visionamento, reflexão e discussão dos episódios. Realizou-se um estudo piloto para investigar o estado da saúde emocional dos alunos. Os resultados demonstraram que a população apresentava vulnerabilidade psicológica considerável e que o programa contribuiu efetivamente para uma melhoria nos sintomas.
A ABA continua a sonhar e o próximo sonho será já uma realidade em 2024 quando se iniciar a construção do novo equipamento social que irá possibilitar o alargamento da intervenção à população idosa com um Centro de dia e um Serviço de Apoio Domiciliário para 40 utentes cada.
A ABA acredita que o amor semeado na vida das pessoas pode transformar a comunidade e toda uma geração, uma visão que faz com que os 25 colaboradores da instituição e direção não parem – de sonhar e trabalhar - porque como vimos no início daquela ação solidária pioneira daquelas senhoras, o amor pode perfeitamente ligar todas as coisas. E melhor: pessoas!

Última edição

Opinião