Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Ação de sensibilização

agricultura e produção biológica

6 de maio de 2023
Partilhar

A temática da agricultura e produção biológica dominou uma ação de sensibilização, dinamizada pela AGROBIO – Associação Portuguesa de Agricultura Biológica, no dia 19 de abril, no Palácio dos Marqueses da Praia e Monforte.
Participaram produtores de Loures e de concelhos limítrofes que colocaram questões sobre as vantagens e instrumentos de certificação, e da recente legislação relativa aos agrupamentos multiprodutos e aos apoios do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC).
A superfície agrícola biológica representa, a nível nacional, uma área de cultivo de trezentos mil hectares, sendo a produção efetuada por cerca de dezasseis mil operadores certificados, a maioria no Alentejo e na região Norte.
Este modo de produção agrícola, devidamente regulamentado, tem base na sustentabilidade respeitando os recursos naturais e contribuindo para a diversidade biológica e para uma alimentação sustentável.
A AGROBIO presta gratuitamente apoio para a conversão e certificação em modo biológico, estabelecendo um acordo anual de acompanhamento, nomeadamente em medidas relacionadas com o PEPAC que prevê, entre outras, a formulação de candidaturas tendo por objetivo garantir maior equidade na distribuição dos apoios à pequena e média agricultura.
Este Serviço de Aconselhamento Agrícola e Florestal (SAAF) e assistência técnica, que tem por destinatários as pessoas singulares e coletivas que desenvolvam atividades agrícolas e/ou detenham espaço florestal, visa orientar o produtor em matéria de condicionalidade, práticas benéficas para o solo e clima (Greening), utilização sustentável do uso de fitofármacos, medidas de proteção da qualidade da água, e segurança alimentar e no trabalho.
O final da sessão foi marcado por uma degustação de bolos de espinafre e beterraba dos cabazes PROVE Loures 100% Bio do Mercado Municipal e do Conventinho.

Última edição

Opinião