Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Teatro nacional de rua

Artelier? - a barca criativa

1 de outubro de 2022
Partilhar

A artelier? - teatro nacional de rua, volta a trazer a sua criatividade ao concelho de Loures. Após ter ganho o burning man art honorário nos USA em 2019, conforme acompanhado pelo Notícias de Loures, a associação recebeu a medalha de mérito cultural municipal em Loures, em 2020.
Durante a pandemia em 2021, a companhia encheu os bairros de todas as freguesias com o seu projeto, “zoom - vídeo mapping", em movimento que ofereceu ao concelho em diferentes ocasiões fruto do prémio garantir cultura da direcção geral das artes que candidatou.
Desta feita a companhia, já veterana mas sempre renovada, prepara um projecto único a nível nacional, e traz uma verdadeira maré cultural ao Trancão, logo a todo o município, defendendo o rio e dando a conhecer suas problemáticas e valor paisagístico e ambiental.
A nova empreitada resulta de uma co-organização com o município de Loures e chama-se “a barca criativa", e promete trazer ao rio e à paisagem ribeirinha do Trancão e Tejo uma programação cultural elaborada anualmente a partir de uma solução inovadora, um barco casa para residências artísticas a bordo.
Os beneficiários destas actividades são os jovens e crianças das escolas das freguesias parceiras e a população em geral, através de uma programação que este ano, ano zero, é simplificada mas que conta com video mapping, teatro, música e a primeira noite marinheira com workshops de nós, pintura tradicional de motivos florais tradicionais das embarcações do Tejo e uma conversa sobre o “ Trancão e suas barcas” e no Natal um evento Infantil.
Este é um projeto desenvolvido inicialmente pela associação teatro nacional de rua e que vai trazer animação cultural ao rio Trancão transformando-o no primeiro"rio de cultura" em Portugal. Este Ano é a dia 24 e 25 de setembro.
A direção artística e do evento é da associação e conta com a co.organização do município de Loures, sendo as Uniões de Freguesias de Santa Iria de Azoia, São João Da Talha E Bobadela e da União De Freguesias De Sacavém E Prior Velho e União Freguesias De Camarate, Unhos E Apelação, parceiras neste primeiro ano.
O evento ambiciona juntar futuramente outras freguesias do município e outras instituições juntando-se à dinâmica resultante da visita das jornadas mundiais da juventude a decorrer neste território e paisagem ribeirinha do nosso concelho e tornar-se numa marca diferenciadora dentro e fora do concelho - um evento de cultura e arte anual.
A Artelier? - teatro nacional de rua é uma associação cultural nascida em 2001 no concelho de Loures, com objetivo de fomentar o teatro de rua a nível local, regional e nacional com enfoque na apresentação de soluções comunitárias e de proximidade para a dramaturgia festiva de tempos espaços e lugares com a população no centro de cada novo projecto.

Última edição

Opinião