Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Antiga escola em Sacavém

Alojamento para polícias

2 de abril de 2023
Partilhar

As forças policiais passarão a ter acesso a refeitórios e equipamentos desportivos e culturais municipais.
Uma antiga escola em Sacavém, no concelho de Loures, vai ser convertida em alojamento para cerca de 30 polícias, de acordo com um protocolo assinado no último mês de março, estando prevista também a instalação de videovigilância no concelho.
O imóvel estava na posse do município de Loures e foi agora cedido por 50 anos e a título gratuito aos serviços sociais da PSP, que vai recuperar o antigo colégio de forma a criar alojamentos do tipo T0 para duas a três dezenas de polícias.
"Tínhamos um edifício em Sacavém simbólico. Estava a degradar-se", lembrou o presidente da Câmara de Loures, o socialista Ricardo Leão, durante uma cerimónia no Museu da Cerâmica, em Loures, na qual foi assinado o acordo entre o autarca, as forças de seguranças locais e o ministro da Administração Interna.
Este investimento de reconversão, com números ainda por apurar, é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que prevê 40 milhões de euros para habitação de efetivos das forças de segurança, sendo este o quinto protocolo do género assinado entre Governo e municípios.
Entre os acordos, assinados nessa cerimónia, prevê-se a instalação de equipamentos de videovigilância no concelho, de forma a resolver "alguma insegurança" em "zonas críticas" de Loures, revelou o autarca.
As forças de segurança locais ainda vão "identificar" essas "zonas críticas" e, só depois, as câmaras serão instaladas, mas este é um "processo que demora muito".
Também foi assumido o compromisso de requalificar o posto da Guarda Nacional Republicana (GNR) em Bucelas, que será financiado em 50% pela Câmara de Loures, assumiu Ricardo Leão.
Para "valorizar" as forças de segurança e mantê-las "mobilizadas", o ministro da Administração Interna afirmou, na cerimónia, que o Governo está a investir "nas condições remuneratórias" de agentes e guardas, assim como, em parceria com as autarquias, na modernização das infraestruturas e em instrumentos tecnológicos.
O ministro da Administração Interna realça que o Governo tem procurado promover melhores condições de vida aos agentes da PSP e GNR e destaca Loures como um exemplo.

Última edição

Opinião