Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Cinco possíveis localizações para deslocalizar definitivamente

A IP vai deslocalizar o terminal de contentores

4 de abril de 2022
Partilhar

A Infraestruturas de Portugal identificou cinco possíveis localizações para deslocalizar definitivamente, em 2026, os terminais de contentores de Loures, atualmente instalados no local onde se realizará no próximo ano a Jornada Mundial da Juventude, disse fonte da empresa.

Castanheira do Ribatejo (concelho de Vila Franca de Xira), Carregado (Alenquer), Rio Maior, Barreiro e Poceirão são as cinco possíveis localizações identificadas pela Infraestruturas de Portugal (IP) para passar a acolher, a partir de 2026, os terminais de contentores, atualmente localizados no Complexo Logístico rodoferroviário da Bobadela, no concelho de Loures, segundo indicou fonte da IP.

A mesma fonte ressalvou que, nesta fase, está a ser levada a cabo uma “análise de viabilidade de algumas soluções técnicas” e uma recolha de “contributos ou propostas de outras localizações que possam fazer sentido”.

No entanto, apesar de a deslocalização definitiva só se concretizar em 2026, de acordo com a calendarização aprovada pelo Governo em abril de 2021, o Complexo Logístico da Bobadela vai ser já alvo de obras de adaptação para acabar com dois dos três terminais existentes, concentrando a atividade apenas num.

“O projeto de adaptação do Parque Norte engloba a construção de três novos edifícios para apoio à operação no terminal”, indica a IP, adiantando que a intervenção representará um investimento de cerca de 8,2 milhões de euros.

O objetivo, explica a IP, é proceder à desocupação definitiva da zona sul do complexo, cujos terrenos serão utilizados em agosto de 2023 para a realização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), o maior evento organizado pela Igreja Católica e que contará com a presença do papa Francisco.

“Foi determinado centralizar toda a atividade logística dos três terminais existentes no denominado Terminal Norte, garantindo uma solução com capacidade operacional, que dê resposta às necessidades dos operadores ferroviários e do mercado”, salienta a IP.

O projeto de adaptação do Parque Norte engloba a construção de três novos edifícios para apoio à operação no terminal, “até à sua retirada total e definitiva”.

A IP adianta ainda que a intervenção, que ficará a cargo da empresa Mota-Engil, terá um prazo de execução de 180 dias e terá início após a concessão do visto prévio do Tribunal de Contas.

A JMJ2023 vai decorrer em agosto de 2023 na zona do Parque das Nações, em Lisboa, mas abrangendo também parte de território do concelho de Loures.

O anúncio da escolha de Lisboa para receber a JMJ foi feito em 27 de janeiro de 2019, na Cidade do Panamá.

Inicialmente prevista para agosto de 2022, a pandemia de covid-19 determinou o adiamento da JMJ um ano.

Portugal será o segundo país lusófono, depois do Brasil, a acolher uma Jornada Mundial da Juventude, criada em 1985 pelo papa João Paulo II (1920-2005).

O programa indicativo aponta para a abertura da JMJLisboa2023 no dia 1 de agosto de 2023, com uma missa presidida pelo cardeal-patriarca de Lisboa, Manuel Clemente.

A primeira iniciativa com o papa deverá ocorrer em 3 de agosto do próximo ano, com o acolhimento dos jovens ao pontífice.

Última edição

Opinião