Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

São João da Talha

19 anos de elevação a vila

4 de setembro de 2022
Partilhar

São João da Talha assinalou, no dia 26 de agosto, os 19 anos de elevação a vila, com a realização de uma sessão solene que decorreu na sala da Assembleia de Freguesia.
Sónia Paixão, presidente da Câmara em exercício, marcou presença nesta cerimónia, salientando os 19 anos de história da elevação a vila de São João da Talha, "de um percurso que terá ainda mais futuro do que aquele que já teve oportunidade de viver".
A autarca enalteceu a importância do poder local democrático, "demonstrado aqui através da pluralidade partidária de utilização da palavra pelas diversas forças políticas representadas".
O discurso da presidente em exercício ficou ainda marcado pelo presente e pelas importantes concretizações já feitas nesta freguesia, com destaque para a obra de requalificação do Pavilhão José Gouveia; projeção da contenção do talude da Rua do Poço, em Vale Figueira; repavimentações prioritárias; obra do Percurso Ribeirinho; abertura da saída da A1; e a requalificação da Estrada Nacional 10.
"Não nos limitamos a assacar responsabilidades da Administração Central. Nós dizemos presente, queremos fazer parte da solução e isso tem feito a diferença nestes dez meses de exercício de funções em que muitas têm sido as concretizações que já conseguimos alcançar e aquelas que temos projetadas para o futuro, precisamente por esta mudança de posicionamento que Loures tem afirmado junto do Governo", sublinhou.
O futuro da freguesia foi também enaltecido por Sónia Paixão, nomeadamente, através da requalificação desta zona do território "ao acolhermos um grande evento que será a Jornada Mundial da Juventude. Este vai ser o maior evento que se realizará em Portugal, mas tão ou mais importante do que a sua concretização, é o legado de sustentabilidade que nos vai deixar, devolvendo este espaço à população, que será ocupado por um grande parque urbano, com zonas de lazer". Ambiente, mobilidade e respostas sociais são outros temas que marcam igualmente o futuro desta freguesia e que a autarca de Loures não quis deixar de mencionar.
"Viver em democracia é isto. É estarmos juntos, comungar os valores democráticos, respeitarmo-nos e partir de uma opinião que levará à construção das soluções que pretendemos para o nosso território. E este tem sido o caminho que temos trilhado ao longo destes 19 anos de elevação a vila de São João da Talha", salientou o presidente da União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela.
Nuno Leitão caracterizou esta freguesia como um território "com uma atitude responsável" , ciente das grandes alterações no mapa cultural de proximidade, "com histórias e percursos diferentes, com grandes implicações ao nível interno, organizativo e financeiro. Traçamos caminhos, apontamos soluções e fomos ao encontro da população, concretizando políticas transversais ao território, às quais acresce a concretização do exercício das competências delegadas pelo Município".
A sessão solene, onde também estiveram presentes o vereador da Câmara Municipal de Loures, Nelson Baptista, e o presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, Hélio Santos, contou ainda com a intervenção do presidente da Assembleia de Freguesia, Pedro Bizarro.
A cerimónia foi precedida da assinatura de dois protocolos, a celebrar entre a União das Freguesias de Santa Iria de Azóia, São João da Talha e Bobadela e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Sacavém, representadas neste ato pelos seus presidentes, Nuno Leitão e Mário Pina, respetivamente.
Os protocolos visam a aquisição de uma Ambulância de Socorro (ABSC) e a constituição de um Serviço de Assistência Permanente, que darão apoio à atividade operacional.
Fonte: CML

Última edição

Opinião