Anuncie connosco
Pub
Entrevistas

Especial Autárquicas 2021

Soraya Branco Ossman - Candidato do pan

8 de agosto de 2021
Partilhar

Nome: Soraya Branco Ossman

Idade: 31 anos

Profissão: Solicitadora

Formação Académica: Licenciatura em Direito

Local de Nascimento: Curitiba, Brasil

 

Objetivos Quantificáveis

Câmara Municipal: 1 vereador

Juntas de Freguesia: 1 representante na Assembleia de Camarate, Unhos e apelação

Assembleia de Municipal: Reforço do PAN na AM, elegendo um grupo municipal

 

O porquê da sua candidatura? A recente saída do líder nacional pode criar alguma entropia?

Loures necessita da presença do PAN uma vez que trazemos para a discussão matérias que muitas vezes são esquecidas pelos outros partidos, tais como a urgência na implementação de medidas que mitiguem os efeitos das alterações climáticas; ou por exemplo, a defesa dos direitos dos animais; ou também as questões relativas à transição para uma mobilidade mais ecológica.

André Silva foi um porta-voz inspirador e um dos grandes responsáveis pelo crescimento e consolidação do PAN no panorama político português. No entanto, o André sempre defendeu que os mandatos não devem ser perpétuos e, por isso, a sua saída foi coerente com aquilo em que acredita. Estamos todos e todas muito agradecidos pelo contributo do André e olhamos para a sua saída como um ciclo que se fechou tendo dado lugar a um novo ciclo para o PAN.

O que podem esperar os Lourenses desta Lista do PAN, renovação ou continuidade?

Trata-se de uma continuidade sobre o trabalho feito mas ao mesmo tempo, tendo em conta as responsabilidades acrescidas que acreditamos que iremos ter, acaba por haver sempre uma natural e positiva renovação de ideias e posturas. Acredito que o mais importante para todos os Lourenses e para as Lourenses é saberem que o PAN estará à altura dos desafios.

Razões e objetivos da candidatura, linhas Mestras?

Acreditamos que grande parte das políticas que têm sido levadas a cabo em Loures até agora não são suficientes para assegurar um futuro de qualidade para os lourenses. E é por isso que nos apresentamos a estas eleições com uma candidatura de futuro, progressista, que tem medidas concretas para a resolução dos problemas de agora mas sempre com uma perspetiva de futuro. De nada nos vale uma política de “remendos” que nos trará consequências indesejáveis daqui a uns anos. Tem que haver uma mudança profunda na relação das pessoas com a natureza, o meio ambiente e os animais.

Posição após o resultado eleitoral. Com quem se disponibiliza para fazer coligações e com quem não se disponibiliza para fazer coligações?

O PAN tem que seguir o seu próprio percurso, diferente do que é prosseguido pelos restantes partidos do espetro político tradicional, principalmente porque não nos revemos na dicotomia de esquerda-direita. A defesa de causas é o que nos move e nos permite ter abertura e disponibilidade para criar pontes com todas as forças políticas democráticas, desde que a melhoria da qualidade de vida das pessoas, animais ou natureza seja a prioridade.

O que considera mais relevante na gestão de Bernardino Soares e o que a deixa mais desiludida na gestão dos últimos 8 anos em Loures?

Certamente a implementação de algumas das propostas apresentadas pelo PAN na Assembleia Municipal, como a assinatura de protocolos com associações de animais, a criação de um gatil municipal ou a implementação de políticas específicas de combate à discriminação à comunidade LGBTI+, são pontos positivos.

No entanto, temos um Centro de Recolha Oficial de Loures cujas instalações são manifestamente insuficientes para extensão do território do nosso concelho. Precisamos de um local que acolha os animais errantes de forma digna e que lhes permita (re)adquirir competências sociais que potenciem uma adoção.

Para além disto, a pobre execução orçamental do Executivo (o compromisso de investimento adquirido pelo Executivo para com os seus munícipes) é extremamente preocupante, tendo em conta que, nos primeiros anos de mandato, ficou abaixo dos 40%. Deixando os grandes projetos para os últimos 2 anos de mandato, claramente à procura de um efeito eleitoralista.

Qual seria a sua primeira medida se fosse eleita Presidente da Câmara?

A garantia de que todos e todas as lourenses têm acesso a uma habitação condigna será a minha prioridade. Não só através da reabilitação de infraestruturas municipais para serem direcionadas para a habitação municipal mas também através da implementação de um Programa de Arrendamento Acessível.

Como gostaria que as pessoas se lembrassem de si em 2025?

Como alguém que trouxe para a mesa do debate e das negociações temáticas completamente menosprezadas pelos partidos do arco da governação. Matérias essas que refletem muitas das preocupações dos lourenses e que, desta forma, permitirão que todos e todas se sintam ouvidos e envolvidos com a política! Acredito numa política de proximidade, chamando os e as munícipes para tomada de decisão. Só assim teremos uma sociedade verdadeiramente democrática!

Visões Estratégicas

Economia/emprego Turismo

Implementação de uma estratégia visionária, fortalecendo a cooperação cívica, apostando na soberania alimentar, no apoio ao comércio local sustentável, a um turismo de qualidade incentivando os artesãos e artistas de Loures ou na agricultura biológica. A criação de uma Moeda Local e apostar seriamente na economia circular também são passos importantes.

Ação Social

A realidade dos sem abrigo precisa de ser acautelada com soluções habitacionais de “Housing First”. Pois sem uma habitação condigna, que é um direito fundamental consagrado na Constituição da República Portuguesa, como pretendemos a inclusão destes concidadãos?!

Existem muitos âmbitos de atuação a precisar de intervenção aprofundada como o apoio alimentar, mas não podemos deixar de reivindicar a necessidade de protocolar e e financiar um projeto pioneiro que nasceu na USF Travessa da Saúde contra a violência doméstica através da formação especializada na identificação de casos por parte de todos os profissionais da área da saúde, desde o segurança até ao médico.

Taxas e Impostos Municipais

O PAN defende a implementação de políticas de poluidor-pagador, tanto para empresas como para particulares, através do desenvolvimento de sistemas PAYT (Pay-as-you-throw) na recolha de resíduos urbanos.

Defendemos também a necessidade de antecipar a separação da tarifa de resíduos do consumo da água.

Por outro lado, é necessário prosseguir uma política de atração de investimento e de apoio ao empreendedorismo local, com isenção ou redução da derrama para as empresas de setores ambientalmente sustentáveis e maior adequação das taxas municipais.

Segurança

Elaboração de um Plano de Contingência para as populações e grupos mais vulneráveis da comunidade, como as pessoas em situação de sem-abrigo que estão mais expostas aos efeitos das vagas de frio ou idosos às de calor.

Garantir formação aos agentes da proteção civil, polícia municipal, bombeiros e serviço médico veterinário em primeiros-socorros assegurando que todos/as os/as intervenientes tenham formação em suporte básico de vida para pessoas e animais e estejam equipados/as, para fazer de Loures um concelho mais seguro para todos.

Educação

É urgente a retirada de todo o amianto das escolas de Loures. Para além disto, acredito que são necessárias campanhas de sensibilização dos mais novos contra situações de bullying, discriminação, violência no namoro, etc. para que a escola seja onde todos/as podem ter o seu lugar.

Deve, ainda, ser promovida nas nossas escolas uma alimentação mais saudável, até porque não nos podemos esquecer que as refeições fornecidas nas escolas são, para muitas famílias, as únicas refeições completas do dia.

Saúde

Quando falamos em saúde não podemos deixar de falar na importância de hábitos de vida saudáveis, atividade física, e particularmente na nutrição. Assim, consideramos que em Loures deve ser implementada a figura do nutricionista municipal.

A saúde mental é sempre a mais esquecida quando na realidade deveria ser um foco de atenção, ainda mais no contexto pandêmico em que vivemos. Desta forma é imperativo garantir respostas de saúde mental em articulação com as entidades da saúde e administração central.

Rodovias/Mobilidade e transportes

O PAN defende um modelo de mobilidade que permita devolver a cidade às pessoas, onde afasta o automóvel do centro da cidade, privilegiando a utilização do transporte público, dos meios de mobilidade suave e a partilha de veículos, libertando o espaço urbano para espaços verdes, de lazer e de convívio, para uma nova forma de mobilidade, assente na criação de percursos pedonais, ciclovias seguras, transportes de qualidade e estacionamento nas entradas da cidade.

Animal

Queremos ser um verdadeiro município livre de crueldade animal. É urgente a criação do provedor municipal do animal e de um Hospital veterinário público de forma a ajudar as várias famílias detentoras de animais de companhia do município que não têm possibilidade económica para custear os tratamentos médico-veterinários que os seus animais de companhia eventualmente necessitem. Também os pombais contracetivos e parques de matilhas devem ser implementados e normalizados.

Ambiente

Falar com responsabilidade, sobre o ambiente em Loures requer acautelar a grave situação da betuminosa Alves Ribeiro e o seu nefasto impacto na população de Loures. Mas também implica falar nos despejos ilegais, o abate indiscriminado de árvores e na triste situação do Bairro da Petrogal, exemplos da incapacidade de olhar para o ambiente com a seriedade que os tempos requerem e os nossos jovens merecem.

Urge combater o elevado número de atentados ambientais e lixeiras a céu aberto através de uma efetiva fiscalização de depósitos ilegais e aplicação das coimas previstas. De nada nos serve ter leis cujo cumprimento não é fiscalizado!

Outras considerações relevantes

Olhando para a realidade e diversidade cultural de Loures, como capital multicultural que é, cabe-nos ser exemplo de integração, igualdade e não discriminação.

Mas para isso é preciso promover ações de formação obrigatórias na área da igualdade e não discriminação para profissionais dos quadros autárquicos e não só.

Última edição

Opinião