Anuncie connosco
Pub
Entrevistas

Engenheiro Soares Pires - Diretor Geral da Renault Retail Group Portugal

3,2 milhões de euros em Loures

5 de junho de 2021
Partilhar

A Renault Loures é a nova aposta da RRG Portugal. Estivemos à conversa com o engenheiro Soares Pires, Diretor Geral da Renault Retail Group Portugal, que nos recebeu nas novas instalações em Santo Antão do Tojal.

Questionado sobre a razão da vinda deste grande investimento para Loures, a resposta foi pronta:

- «A razão é muito simples, não estávamos nesta zona geográfica e entendemos como prioritário servir Loures».

Num investimento de 3,2 milhões de euros a intenção é «encontrar alternativas aos outros estabelecimentos do nosso grupo, na zona da grande Lisboa, que estão cheios».

O espaço conta com «uma parte de veículos novos e respetivo showroom, veículos usados, numa grande aposta, a oficina e, claro, o centro operacional de peças.» A decisão foi centralizamos em Loures todas as operações que possam ser centralizadas. «Criamos, assim, um grande centro operacional em Loures.

Adequámos este espaço de forma a corresponder a todas as nossas necessidades».

Para o engenheiro Soares Pires não restam dúvidas: «será uma aposta ganha».

Este espaço serve Loures, mas não só; «Pretendemos servir em primeiro lugar os residentes, as pessoas de Loures mas, também, todo o país, nas frotas que estão centradas aqui ou na componente de peças. Foram criadas as condições ideais para que as coisas pudessem acontecer em Loures por parte de todos os envolvidos».

O projeto ainda está em crescimento quer em serviços quer em postos de trabalho; «Temos hoje 42 trabalhadores mas contamos vir a ter entre 100 a 120 colaboradores. Temos ainda previsto, para este espaço, o Centro de Formação Técnica do nosso grupo. Em todas as áreas, da oficina à área comercial.»

Questionado sobre a perceção que gostaria de passar aos Lourenses afirmou: «gostaria que as pessoas percebessem que estamos aqui para encontrar soluções de mobilidade. Servir as populações.

Tempos de oficina rápidos, alternativas de mobilidade, e claro, toda a parte comercial. Pretendemos vender mas, acima de tudo, vender o que faz falta, aquilo que as pessoas necessitam.

Vamos criar uma dinâmica efetiva com serviços e veículos que ajudem as pessoas.

Do futuro tem uma forte convicção: «após esta expansão e, após a retoma desta pandemia, sabemos que Loures ficará a 100% da sua capacidade.

Sei que traremos muito fluxo, muitas pessoas e que poderemos ajudar a dar a conhecer o concelho de Loures a todo o país».

Dados, números e serviços

Acolhe o primeiro centro, em Portugal, de reparação de baterias de automóveis elétricos, com a responsabilidade de dar assistência a todos os clientes e Rede de Concessionários da Renault no país.

Implantada numa área total de 13.740m2 – 6.550m2 de área bruta coberta e 7.190m2 de área exterior – a Renault Loures beneficia de amplas e modernas instalações para a comercialização e assistência das marcas Renault e DACIA.

Uma área impressionante para quem não conhece.

Só o showroom está implantado numa área de 776m2, enquanto a oficina beneficia de uns expressivos 3.435m2 de área, zona de pinturas incluída. O armazém de peças está estabelecido numa área de 421m2, enquanto os escritórios e receção estão distribuídos por 366m2.

Para além da comercialização de viaturas novas Renault e DACIA e do centro de reparação de baterias, a Renault Loures disponibiliza os seguintes serviços: Renault PRO+ para os clientes profissionais, sejam eles de Comerciais Ligeiros ou automóveis de Passageiros, comercialização de viaturas usadas a particulares “Renault Selection”, oficina de manutenção e reparação automóvel (mecânica e colisão), armazém de peças (oficina, venda ao balcão para o público, equipa de vendedores itinerantes) e Renault Rent.

Sobre a Renault Retail Group Portugal

(RRG Portugal) é uma das maiores referências nacionais do retalho automóvel. Com cerca de 400 colaboradores e um volume de negócios de 243 milhões de euros em 2019, os 9.585 automóveis novos comercializados corresponderam a 27,6% das vendas totais da Rede de Concessionários Renault e a 3,7% do mercado total de automóveis novos em Portugal. A RRG Portugal integra seis estabelecimentos: três em Lisboa (Renault Chelas, Renault Telheiras e o satélite Renault Areeiro), um em Loures (a mais recente novidade) e dois no Porto e Grande Porto (Renault Boavista e Renault Gondomar).

Graças aos 9.585 automóveis novos (Renault, DACIA e Alpine) transacionados em 2019, se a RRG Portugal fosse uma marca, teria sido a 13ª mais vendida no país. Com efeito, apenas quatro estabelecimentos (Renault Chelas, Renault Telheiras, Renault Boavista e Renault Gondomar) e um satélite (Renault Areeiro) sedeados em três concelhos (Lisboa, Porto e Gondomar) foram responsáveis por 27,6% das vendas de todos os concessionários no país, correspondente a 3,7% do mercado total de automóveis novos em Portugal.

Mas para além dos 402 colaboradores, outros números confirmam a RRG Portugal como um dos mais importantes grupos da distribuição automóvel do país: em 2019, 3.544 automóveis usados e seminovos comercializados e um total de 57.368 entradas na oficina. O que a juntar às 9.585 unidades novas vendidas, resultou num volume de negócios de 243 milhões de Euros.

A importância estratégica da Renault Retail Group Portugal, alicerçada no facto de ser um dos maiores grupos nacionais no retalho automóvel, fizeram com que, em 2018, lhe fosse confiada a distribuição, em exclusivo, da marca Alpine para Portugal.

Última edição

Opinião