Anuncie connosco
Pub
Notícias | Desporto e Lazer

O mais Divertido e Saloio

Carnaval em Loures

6 de março de 2019
Partilhar

A História do Carnaval de Loures

O Carnaval de Loures é um dos maiores carnavais da região de Lisboa e de Portugal.

Embora já desde os primeiros anos do século XX o Carnaval se celebrasse em Loures com alguma dimensão, 1934 é a data oficial do início das celebrações. Contudo, anos mais tarde, por ordem de um deputado da Assembleia Nacional Constituinte da época, este Carnaval foi proibido dada a enorme popularidade que tinha alcançado.

Só na década de '70 o Carnaval em Loures voltou a realizar-se. Posteriormente tornou a parar e ao longo dos anos sofreu diversas interrupções até ao século XXI.

Para que o Carnaval de Loures nunca pare, foi criada, em maio de 2000, a Associação do Carnaval de Loures, que contou com o apoio fundamental da Junta de Freguesia de Loures e Câmara Municipal.

O Carnaval de Loures, considerado o maior evento do Concelho de Loures, conta atualmente com mais de 1200 figurantes e 15 carros alegóricos no seu desfile carnavalesco. Os festejos atraem à cidade dezenas de milhares de pessoas, todos os anos.

Da programação deste carnaval fazem ainda parte o famoso Baile Trapalhão, o Enterro do Rei do Carnaval (momento mais tradicional e satírico do Carnaval em Loures), animação noturna, entre outras atividades durante os 5 dias de carnaval.

Curiosidades

O Carnaval de Loures tem o maior grupo de carnaval organizado do país, as "Mastronças do Moulin Rouge". Este grupo é constituído apenas por homens, com idades compreendidas entre os 3 e os 70 anos, que todos os anos se vestem de mulher. Têm mais de 30 anos de existência.

O Carnaval de Loures é também apelidado de Carnaval Saloio por ser da região saloia, a região de Loures.

Carnaval 2019

Arte e Fantasia será o tema do Carnaval de Loures 2019, que tem o seu ponto alto, nos dias 3 e 5 de março, com os Desfiles Carnavalescos que, este ano, contam com 15 carros alegóricos e 1850 figurantes a animar as ruas da cidade. Mas a folia começou já no dia 16 de fevereiro, com a Banda Sinal a atuar no Baile de Assalto ao Carnaval, no Pavilhão Paz e Amizade.

No dia 2 de março, no mesmo pavilhão, terá lugar o Baile de Receção e Apresentação dos Reis do Carnaval 2019, com a atuação da Banda Sinal e dos Dj’s Cromos da Noite.

A animação musical continua, no dia 4 de março, com o Baile Trapalhão, onde cada folião é convidado a trazer um disfarce divertido.

Para terminar os cinco dias de folia, no dia 6 de março, vai poder assistir à despedida e leitura do testamento do “Rei Momo”, no Enterro de D. Ocarário XLVI, a partir das 20h, com início no Largo 4 de Outubro e cortejo fúnebre até ao Parque Adão Barata, em Loures.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter