Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Tudo o que o Município tem a oferecer

Viva 2020

6 de janeiro de 2020
Partilhar

Se pensa que o novo ano chega com temperaturas mínimas, época de gripe, contenção de despesas e fins de semana em casa de manta e chá, engana-se. este ano viva Loures e tudo o que o Município tem a oferecer.

 

Exposição Reflexos

Até 31 de maio de 2020 poderá visitar, no Arquivo Municipal de Loures, a exposição de fotografia Reflexos. Uma exposição que resulta de uma seleção feita de entre as cerca de 650 mil fotografias, digitais e analógicas, que o Arquivo Municipal tem à sua guarda. Foram resgatados retratos individuais, em estúdio, mas também de pessoas em contextos familiares e sociais. Uma crónica visual, retrospetiva de vidas comuns, num incessante jogo de reflexos entre a realidade fotografada e o sujeito que a interpreta.

 

Do Castelo às Fábricas em Loures

Até 21 de março de 2020, na Galeria Municipal do Castelo de Pirescouxe, em Santa Iria de Azóia, poderá ver a exposição Do Castelo às Fábricas em Loures. Uma mostra que acompanha o percurso industrial do concelho de Loures através de memórias vivas. Do Castelo às Fábricas em Loures é uma mostra que pretende dar a conhecer o património industrial do concelho de Loures, que ao longo do tempo se afirmou como um elemento caracterizador da sociedade contemporânea e um testemunho das alterações socioeconómicas. Nela poderá contemplar vestígios, materiais e imateriais, documentos, artefactos, a estratigrafia e estruturas, as implantações humanas e as paisagens naturais e urbanas, criadas para ou por processos industriais. Até 21 de março de 2020 poderá visitar esta exposição, preparada pela Rede de Museus do Município de Loures.

 

A Loiça de Sacavém em laboratório

A Câmara Municipal de Loures vai promover, no dia 26 de janeiro, pelas 15 horas, uma sessão de informação e sensibilização para o conhecimento do estado de conservação das loiças de Sacavém. A atividade irá decorrer no Museu de Cerâmica de Sacavém e tem como objetivo aprender a identificar as causas de degradação e principais patologias que afetam as loiças de Sacavém, dando a conhecer técnicas de manuseamento e acondicionamento para uma melhor preservação das peças. Os participantes deverão trazer uma peça com marca da Fábrica de Loiça de Sacavém, sobre a qual será feito um diagnóstico. A participação é gratuita, mas pressupõe inscrição prévia até ao dia 23 de janeiro, pelos telefones 211 151 082/83 e 211 151 084/85, ou através do endereço de correio eletrónico se_ceramica@cm-loures.pt.

 

Comunidade de Leitores

A Biblioteca Municipal Ary dos Santos, em Sacavém, recebe, no dia 23 de janeiro, às 21 horas, mais uma sessão da temporada 2019/2020 da Comunidade de Leitores, com a leitura e reflexão da obra Memória das Minhas Putas Tristes, de Gabriel García Márquez. A obra Memória das Minhas Putas Tristes, do escritor colombiano Gabriel García Márquez, galardoado com o Prémio Nobel da Literatura em 1982, conta a história de um velho jornalista de noventa anos que deseja festejar a sua longa existência de prostitutas, livros e crónicas com uma noite de amor com uma jovem virgem. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia. Mais informações através da Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS) – bmjs@cm-loures.pt ou 211 151 262 – e da Biblioteca Municipal Ary dos Santos (BMAS) – bmas@cm-loures.pt ou 211 150 665.

 

Exposição Arte, política e migração

A exposição Arte, política e migração, da autoria de David Dançante, está patente na Galeria Municipal Vieira da Silva, no Parque Adão Barata, em Loures, até dia 1 de fevereiro de 2020. Tendo como pano de fundo uma das maiores crises humanitárias da atualidade, esta exposição aborda a relação entre a migração, a arte e a política. Fazendo uma reflexão sobre os muros e barreiras construídos por alguns países europeus, David Dançante apresenta a sua visão sobre estas decisões políticas com consequências sociais, utilizando uma série de peças em módulos. Nascido em Évora, David Dançante foi o vencedor do primeiro prémio na Bienal Jov’Arte, em 2017. De entrada gratuita, de terça-feira a sábado, as portas abrem ao público entre as 10h00 e as 13h00, e as 14h00 e as 18h00. Encerra aos domingos, segundas-feiras e feriados.

Última edição

Gala Notícias de Loures

Gala | Notícias de Loures

Opinião

Eleições

Newsletter