Anuncie connosco
Pub
Opinião
José Luis Nunes Martins – Investigador
José Luis Nunes Martins
Investigador

Opinião de José Luís Nunes Martins

O bom arrependimento salva-nos

6 de fevereiro de 2023
Partilhar

Decidir é arriscado. Mas sempre que falhamos devemos aprender alguma coisa.
Não deves ser ingénuo e sentir-te culpado pelas tuas decisões. No entanto, és responsável pela forma como decides. Pensas o suficiente? Pesas com cuidado todas as dimensões em causa e exploras as opções ao teu dispor?
Mesmo que seja mesmo boa, a intenção não chega. Importa, muito, o processo de decisão, tanto ou mais do que os próprios resultados que, em boa verdade, nunca dependem apenas de nós.
Há quem se sinta arrependido quando o resultado não é o que desejava. Mas, em muitas ocasiões, isso acontece porque é incapaz de compreender que não é ele o único, tantas vezes nem o principal, responsável pelo que acabou por acontecer.
O resultado é apenas uma parte. Talvez aquela em que tenhamos menos responsabilidade.
O que quiseste? Como julgaste ser melhor chegar a esse resultado?
Há quem se sinta abatido por um fracasso, se culpe de tudo, arrependido de cada passo desde a primeira ideia...
A verdade é que na história da vida de cada um de nós deviam pesar mais os fracassos do que os sucessos. Porque são eles que nos ensinam onde está o bem e a perfeição possível.
Muitas pessoas têm a estranha atitude de aceitar tudo, fracassos e sucessos, como se esse abraçar dos altos e baixos da existência fosse tudo quanto podem e devem fazer. Resultado: não aprendem nada e acham que o arrependimento consiste apenas em assumir que falhamos e estimarmo-nos assim, tal como somos.
Se queremos o bem, então não podemos aceitar o mal e devemos lutar.
Se não és flexível, partes. Se não aceitas que precisas de melhorar, estagnas. Num mundo que é feito de mudanças, ou aprendes ou vais ao fundo.
És responsável por ti, por cresceres e te aperfeiçoares. Sempre. Não importa que idade tenhas, deves cuidar bem de ti. Aceitando que nenhum mal nos derrota enquanto nos mantivermos do lado do bem, cumprindo a nossa parte.

Última edição

Opinião