Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastrono.minhas

MERCEARIA (por Vitor Palmilha)

6 de maio de 2023
Partilhar

Quando falamos do mês de maio, não podemos deixar de falar de Primavera.
Essa mesma estação plena de energia, de renovação e rejuvenescimento, traz consigo as cores e os aromas frescos em todo o seu esplendor.
Ora, foi isso que senti hoje na Mercearia, em tudo renovada, em relação às limitações do anterior espaço e que agora se apresenta com todo o vigor e energia que merece o conceito desenvolvido por Vitor Palmilha.
Ele, que desde a infância trata os ingredientes por tu, está sempre em busca da fórmula certa. Seja na sua arte de bem cozinhar, seja na forma como procura inovar na sua atividade e no seu restaurante.
Quando há cerca de 6 meses, tomou a exploração do atual espaço, Vitor sabia que ali poderia desenvolver o seu conceito, não apenas em torno da sua cozinha de autor, mas também explorando as carnes maturadas e os mariscos.
Depois de contornarmos o borbulhante aquário cheio de mariscos e ao entrar naquele espaçoso salão, com o seu imponente pé direito e luminosidade natural, sentimos o conforto de uma decoração ajustada a uma modernidade que se adequa a todos os gostos.
Os mesmos gostos que se deliciam com a imponente garrafeira com variadas opções e com a diversidade de escolha que a carta tem para oferecer.
É difícil escolher entre tantas alternativas, desde as entradas aos petiscos, passando pelas carnes maturadas das mais variadas proveniências e qualidades, desde os Açores aos EUA.
Para começar a refeição não resisti a uma irrepreensivelmente fresca ostra da Ria Formosa e com uma qualidade como não provava há muito tempo, plena de sabor, secundada por umas suculentas conquilhas do Algarve apresentadas no ponto.
De seguida, e como entrada, provei a tosta de Polvo com batata-doce e uma bruschetta de atum e abacate, ambas bem equilibradas no registo de sabores.
Mas a surpresa veio no final, quando me atrevi a experimentar o Caril vermelho com Corvina selvagem.
Assim que o prato assentou na mesa e enquanto preparava a foto, senti-me invadido por um perfumado aroma a especiarias que me despertou todos os sentidos e que harmonizava na perfeição com o colorido da apresentação.
O contraste entre os tons das flores e o vermelho vivo do cremoso caril acabado de verter por cima do peixe, deixavam antever algo de extraordinário.
E assim foi, ao provar, aconteceu uma explosão de sabores na boca que correspondiam na perfeição aos aromas antes sentidos. Uma verdadeira delícia e especialidade absolutamente a não perder.
Há assim conceitos naturalmente vencedores, quando lhes é incutida a paixão e o querer de quem os conduz, mas estes sucessos também se devem a uma equipa de luxo que os faz funcionar.
Falo, não apenas do Nuno, do Richard e do Paulo que na sala elevam o serviço, mas também da equipa de cozinha que ninguém vê.
Esta renovada MERCE-
ARIA, é sem dúvida a cara do Vitor Palmilha, mas também se faz da simpatia e eficiência do seu Staff.

Última edição

Opinião