Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Patrocínio – Jurista
João Patrocínio
Jurista

Gastronomia

em loures há caracois

3 de julho de 2022
Partilhar

Quando alguém falou nisso pela primeira vez, a maioria considerava a ideia uma loucura.
E eu orgulho-me de ter feito parte dessa equipa que acreditou e ajudou a concretizar.
Corria o ano de 2009 e o Festival do Caracol Saloio já era, na altura, uma das imagens de marca do nosso concelho.
Porém, o espaço onde decorria já se revelava pequeno para a dimensão que estava a assumir e importava fidelizar de forma indelével a associação de Loures com o Caracol Saloio e passar os limites do concelho.
Ora, nada melhor do que elevar a fasquia e colocar o nome de Loures nos mais altos pergaminhos internacionais, onde pudesse estar associado ao Caracol de uma forma extraordinariamente assinalável.
A Câmara Municipal e o Gabinete de Turismo de então, pensou assim em entrar no “Guiness Book of Records” com o “Maior tacho de caracóis do Mundo” e oferecer essa confeção aos munícipes do concelho.
E no dia 11 de julho desse ano 1111 kg de caracol entraram para um tacho especialmente preparado para o efeito, onde foram superiormente confecionados pela equipa do Refeitório Municipal de Loures, sob o olhar do Chef Silva.
Foi uma preparação intensa durante vários dias para que pelas 18h00 dessa tarde milhares de pessoas já formassem fila a aguardar a sua vez de ser servidos na iniciativa que haveria de ser designada por “Caracóis à Borlix”
Resultado … pouco passava das 20h00 e já a tonelada (e pouco mais) de caracol se resumia a cascas.
Aquilo que para a maioria era uma loucura resultou num estrondoso êxito que até hoje continua a marcar o bom nome de Loures.
Este ano, mal comparado, a mudança de local do Festival do Caracol Saloio fez-me recordar esse evento e trazer à memória a importância de assumir a vontade e a coragem de fazer algo de diferente sem medo de mudanças.
Estamos em julho, mês de eleição para o consumo destes gastrópodes e como tal, não poderia deixar de assinalar esta edição com uma recomendação para que visitem o maior Festival do Caracol do Mundo.
Vai ser, uma vez mais, uma completíssima mostra das mais variadas especialidades que, para além de caracol cozido, podem ser confecionadas com caracol ou caracoleta, desde a Feijoada ou Caril, à Bulhão Pato ou em Açorda ou até em Gaspacho, passando por rissóis, coxas e pataniscas, aqui servidos por nove restaurantes altamente preparados para servir estas iguarias.
A saber: - Briónia, Churrasqueira Ideal de Loures, Hamburgueria Criativa, Ímpar, Ludecénio, Mercearia do Fanqueiro, Retiro do Minhoto, Sabores Vibrantes e Tempero no ponto
Este ano, num moderno espaço ao ar livre “pet friendly”, onde pode encontrar também artesanato, street food, e espetáculos musicais diários, tudo isto com animação infantil e estacionamento gratuito.
É aqui, em Loures, no Parque Verde do LouresShopping que, numa organização do Gabinete de Turismo da Câmara Municipal de Loures, pode encontrar tudo isto de 30 de junho a 17 de julho.

Última edição

Opinião