Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Calha – Consultor Informático
João Calha
Consultor Informático

Consultório Informático

Limpe o seu computador

9 de janeiro de 2023
Partilhar

A manutenção do seu computador é fundamental para uma boa performance, tanto ao nível do hardware como software.
Ao nível do Hardware um dos maiores problemas é o sobreaquecimento do computador (situação mais frequente nos portáteis), devido ao facto de as zonas de entrada de ar para a refrigeração adequada do seu computador se encontrarem bloqueadas com pó acumulado, impedindo assim que a ventoinha consiga arrefecer a sua motherboard, placa gráfica e restantes componentes.
Com o sobreaquecimento, o computador tende a desligar-se sozinho para não “queimar” nenhum componente, mas com estes encerramentos sucessivos mais tarde ou mais cedo o seu computador irá avariar.
É estritamente necessário fazer a limpeza da ventoinha, a limpeza de cada componente do portátil e a substituição da massa térmica do processador e placa gráfica pelo menos de dois em dois anos.
Para fazer uma limpeza do software vou deixar aqui algumas dicas para que consiga que o seu computador mantenha o desempenho e performance desejados:
 Otimize e desfragmente o seu disco rígido pelo menos uma vez por mês e para isso siga estes passos no seu Windows:
1º - Aceder ao seu Explorador do Windows e clicar com o botão direito do rato no disco “C” e clicar em Propriedades.
2º - Clicar no separador Ferramentas e de seguida Otimizar. A desfragmentação irá iniciar
Ao longo dos tempos o seu disco rígido pode ficar danificado, por isso temos de Corrigir o disco e para isso temos de aceder de novo ao Explorador do Windows, clicar com o botão direito do rato no disco “C” e clicar em Propriedades e no separador Ferramentas, de seguida clicamos em Verificar.
 No sistema Windows é necessário fazer sempre uma Limpeza de erros de Registo e nesse sentido aconselho a instalação de um programa chamado CCleaner que é grátis. O programa vai ajudá-lo de várias formas, mas principalmente nesta limpeza do registo.
Com este mesmo programa CCleaner no separador Limpar vai poder Excluir arquivos e Configurações inúteis que com o passar do tempo vão deixar o computador mais lento.
 Um dos problemas que mais afeta o nosso Windows é o acumular de ficheiros temporários e para Apagarmos os ficheiros temporários temos de clicar simultaneamente nas teclas “tecla do Windows + R “ e de seguida digitar nessa caixa de diálogo o seguinte %temp% e clicar em Ok. Irá eliminar todos os ficheiros desnecessários ao computador.
 Mantenha sempre o seu Windows atualizado, porque existem sempre correções que trazem melhorias e mais estabilidades ao seu sistema.
 Evite o download de ficheiros de sites que não tem a certeza da sua origem e segurança.
 Nunca prescindir de Antivírus, sempre atualizado e faça frequentemente uma pesquisa por ficheiros malignos.
Nos dias de hoje não conseguimos passar sem um computador, executamos tudo por lá, pesquisamos, trabalhamos, compramos, ouvimos, fazemos tudo e, em suma, para conseguir ter um computador com o desempenho que tanto precisamos, siga estas dicas e verá que um Computador limpo, é um computador rápido!

Votos de um excelente 2023 e sempre que precisar de alguma ajuda, dica ou esclarecimento não hesite e entre em contacto para:
informaticaconsultorio@gmail.com

Última edição

Opinião