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João Calha – Consultor Informático
João Calha
Consultor Informático

Consultório Informático

Guarde gratuitamente os seus ficheiros na Cloud

9 de julho de 2018
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Nos dias de hoje para além de fazermos todo o tipo de trabalhos no computador, é também nele que guardamos as nossas fotografias e os ficheiros importantes.

Toda essa informação fica guardada no disco rígido que é um componente do computador que avaria com alguma frequência, devido a má utilização ou por ter mesmo um “ciclo de vida”.

É nesse momento da avaria que entramos em pânico por ter perdido tudo o que tínhamos lá guardado e é nesse sentido que aqui deixo uma excelente solução de Backup dos ficheiros na CLOUD, o GOOGLE DRIVE.

Para além de servir de salvação dos ficheiros importantes, o DRIVE pode servir como um disco que podemos aceder sempre em qualquer outro computador ou dispositivo móvel.

O Google Drive é uma das principais ferramentas para guardar arquivos na nuvem que disponibiliza gratuitamente 15GB de armazenamento total, podendo expandir para até 1TB no plano pago.

Vamos então configurar uma conta do Google Drive

Para quem já tem uma conta de Gmail basta ir a este endereço https://www.google.com/drive/ e fazer o login da conta. Para quem ainda não tem, terá de criar uma conta gratuitamente.

Depois de entrar no ambiente do Drive vai reparar que o lado esquerdo é muito parecido ao sistema de ficheiros do Windows, onde pode encontrar:

- O meu disco: é o local onde ficarão todos os documentos que criar dentro do Google Drive ou guardar na nuvem.

- Computadores: aqui vão aparecer todos os computadores que estão sincronizados à conta do Drive.

- Partilhados comigo: é neste separador que vão ficar todos os ficheiros que partilharem consigo.

- Recentes: aqui vão aparecer todos os últimos arquivos guardados.

- Marcado com uma estrela: Neste espaço aparecerão todos os ficheiros marcados nos favoritos por si.

- Lixo: Como o nome indica, aqui ficam os ficheiros apagados.

A partir deste momento basta começar a criar pastas e arrastar ou copiar e colar os ficheiros que pretende guardar na nuvem. Sempre que quiser partilhar algum ficheiro com alguém, basta clicar com o botão do lado direito do rato na pasta ou ficheiro que pretende e clicar na opção PARTILHAR e inserir o email da pessoa ou pessoas a quem quer enviar o arquivo. Se quiser entrar na sua conta noutro computador ou dispositivo e fazer o DOWNLOAD de algum ficheiro, basta clicar de novo com o botão do lado direito do rato e escolher a opção DOWNLOAD e de seguida terá o arquivo que pretende.

Para criar pastas ou ficheiros de vários formatos diretamente no Drive basta clicar no botão NOVO que se encontra no canto superior esquerdo e escolher qual a opção que pretende. São várias as funcionalidades do Google Drive que ficaram aqui apresentadas e a partir de agora basta começar a gravar todos os ficheiros que não pode perder. É uma excelente solução gratuita, com 15 gigabytes, que pode começar a utilizar e evitar males maiores no futuro. Aproveite e tenha sempre BACKUPS dos seus ficheiros fundamentais.

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