Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Calha – Consultor Informático
João Calha
Consultor Informático

Consultório Informático

Evite problemas, faça BACKUP

8 de maio de 2022
Partilhar

Todos nós guardamos nos nossos computadores, pastas com ficheiros importantes e que jamais podemos ficar sem eles. Devido a inúmeros fatores como vírus, discos danificados e problemas do próprio sistema colocam esses ficheiros em perigo.

É por isso que está na hora de antecipar os problemas e começar a criar rotinas de BACKUP para que mesmo na altura do “desastre”, haja sempre uma solução.

São várias as formas de fazer Backup e todas aquelas que vou descrever neste artigo são totalmente gratuitas.

Se o seu sistema operativo for o Windows 10 basta aceder a Definições > Atualizar e segurança > Cópia de segurança e aí dentro vai encontrar a hipótese de adicionar uma drive (disco) para realizar o seu backup, disco este que deve estar previamente ligado ao computador. Depois de escolher o disco onde vai realizar o backup vai aceder a um link chamado Mais opções. É neste link onde escolhe quais as pastas que pretende guardar. Para finalizar basta apenas definir qual a periodicidade com que o Windows 10 irá voltar a realizar o Backup.

Outra opção, para realizar o seu Backup, é através de um software grátis chamado EaseUS Todo Backup Free. Esta é provavelmente a melhor ferramenta grátis para guardar a informação, de forma segura, sejam dados, fotos, arquivos, vídeos, documentos, etc. Este programa permite-nos fazer 3 tipos de copias de segurança. A primeira, uma copia parcial, è onde vai escolher que pastas e ficheiros pretende guardar; a segunda é uma copia do sistema (que vai realizar uma copia do seu sistema total) e a terceira é a clonagem que, de uma forma muito simples, lhe vai permitir fazer a migração integral do seu sistema para um outro disco rígido.

Para finalizar existem os serviços de Cloud, que disponibilizam gigabytes de espaço gratuito, segurança dos dados armazenados e sincronização automática de ficheiros. São várias as soluções, mas o Google Drive, o Dropbox são as minhas escolhas pois são as que têm mais funcionalidades e a sua utilização é bastante fácil. Para guardar grandes quantidades de gigabytes (50) a melhor solução é o serviço Mega.

Sendo assim, não tem desculpa, faça Backups periódicos e evite o drama de perder os seus documentos.

Última edição

Opinião