Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Calha – Consultor Informático
João Calha
Consultor Informático

Consultório Informático

Como aumentar a vida útil da bateria do portátil?

6 de outubro de 2018
Partilhar

Um dos componentes mais importantes do portátil é a bateria por isso, quando se compra um portátil, é muito importante ler as indicações de boa utilização do fabricante.

A bateria, normalmente, é a primeira peça a dar sinais de desgaste e utilização, sendo bastante importante criar algumas rotinas para a sua boa utilização com o fim de aumentar a sua longevidade.

• Hoje em dia as baterias são todas de lítio, logo não viciam, por isso não vale a pena deixar descarregar totalmente e carregar a bateria apenas quando ela está a zeros (a opinião ainda não é unânime, mas há quem diga que é possível aumentar a vida útil da bateria se procurarmos mantê-la entre os 15 e os 80%.
A bateria pode ser carregada a qualquer altura.
• Será que devo tirar ou não a bateria quando estou ligado a corrente?
A resposta é sim e não.
Não existe problema algum para a bateria quando está a 100% ficar a carregar, porque logo que ela atinge os 100% deixa de receber energia por ordem do portátil.
O problema de ter a bateria quando o portátil está ligado à corrente é o aquecimento excessivo do computador que vai danificar a mesma.
Em resumo:

- Quando está a utilizar o computador em modo de pesquisas de internet e ambiente de Word, Excel, pode deixar a bateria no portátil.

- Se estiver a ver vídeos, filmes ou jogar, aí sim deve retirar a bateria.

O calor, aliado ao facto de estar com 100% de carga, é o grande inimigo da bateria.

• Deve ser feita, uma vez por mês, uma calibração da bateria.

A calibração consiste em carregar totalmente a bateria do portátil, desligar o carregador e deixar a bateria descarregar até ao ponto em que o computador entra em hibernação. Deve deixar o portátil parado durante cerca de 5 horas e depois utilizar à vontade.

Sempre que o portátil tiver parado por um período grande de tempo, o ideal é conservar a bateria num local fresco e seco.

A bateria deve estar nos 50% quando for guardada.

Agora que vai começar a proteger a sua bateria, pode ficar descansado, que vai desfrutar de mais autonomia e por mais tempo.

Última edição

Opinião