Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Real Estate - Daniel

3 de março de 2024
Partilhar

Os Real Estate, banda de New Jersey formada em 2008 por Martin Courtney, Alex Bleeker, Matt Kallman, Julian Lynch e Sammi Niss, estão de volta com mais um novo trabalho de estúdio intitulado “Daniel”.
O álbum, lançado pela Domino, contém onze faixas com produção assinada por Daniel Tashin (Kacey Musgraves, Demi Lovato, Burt Bacharach) e parece seguir a linha dos primeiros registos da banda. São canções que apontam para a obra dos Byrds dos anos sessenta ou dos REM dos anos 80, tendo em comum a jangle pop, mas igualmente os Beatles ou o indie surf, preservando porém a identidade criativa e leveza típica das composições do quinteto.
“Daniel” é o sexto álbum de originais dos Real Estate que culmina uma maturação da banda desde a melancolia suburbana pós-faculdade até à aproximação aos 40’s, onde os temas das mudanças na vida, responsabilidade da paternidade e preocupações com as próximas gerações dominam o trabalho do cantor/compositor Martin Courtney.
Em “Daniel” a banda abandona as texturas mais experimentais dos recentes trabalhos e regressa direta às músicas pop concisas mas elegantes dos seus primórdios, seja pela via do country-pop na utilização da guitarra pedal steel e das múltiplas guitarras acústicas como por exemplo nos temas apresentados em avanço “Water Underground”, repleto de harmonias vocais, “Haunted World” e “Flowers” (cujo vídeo tem realização e animação do artista sueco Magnus Carlsson, responsável pelo memorável videoclip de Paranoid Android, dos Radiohead), seja pela via do folk rock com a produção em camadas sobrepostas, na balada “Interior”, em “Say No More” ou “Market Street”.
As onze faixas de “Daniel” gravadas em 9 dias na cidade de Nashville (o nome do álbum surgiu no meio do processo de gravação quando a banda conversava sobre o título a dar e alguém sugeriu “Daniel”, tendo todos achado graça a ter um nome de pessoa como título), remetem instrumentalmente para dias ensolarados de verão, apesar das temáticas sombrias e construídas em torno de realidades bem mais duras.
O aparente conflito criado em “Daniel” é um estímulo, num disco nostálgico, consistente de muito agradável audição e que se aconselha sem hesitação.
Os Real Estate seguem de março até maio para uma tournée pela América do Norte com 40 datas.

Última edição

Opinião