Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Os discos de 2022

9 de janeiro de 2023
Partilhar

A elaboração de uma seleção musical realizada num determinado ano é, convenhamos, tarefa penosa, inglória, volátil e no limite sem propósito que não o da mera escolha pessoal do autor.
Num ano de retoma pós-pandemia, a música, tal como outras atividades artísticas, vem recuperando uma posição perdida durante o flagelo, nomeadamente no que a espetáculos diz respeito.
Já no que toca à produção de discos, 2022 é mesmo um ano de “vacas gordas” fruto sobretudo do adiamento que muitos artistas, com trabalhos agendados para 2020 e 2021, optaram por fazer.
Muitos acontecimentos ao longo do ano de 2022 tiveram repercussões na arte e naturalmente na maior e mais antiga delas: a música.
Foi mais um ano sensacional no cenário mundial do mercado discográfico, com excelentes lançamentos do início até ao seu final, tornando por isso ainda mais difícil arriscar qualquer “best of”, sob pena de incorrermos em injustiças, esquecimentos e erros imperdoáveis.
Posto isto, avancemos com uma lista, não uma seleção, de 5 discos que nunca deixarão mal o ano de 2022, incluindo um, português, excelente por sinal.
Sem qualquer ordem de preferência aqui ficam:

 Black Country, New Road – Ants From Up There
Banda inglesa com uma sonoridade autêntica e distinta. Praticam um Pop barroco com reminiscências post rock e influências de Bowie, Pulp, Divine Comedy, Godspeed You Black Emperor e Arcade Fire. Uma maravilha!
BlackCountryNewRoad

 Fontaines DC – Skinty Fia
Banda Irlandesa post punk mas criativa quanto baste para se afastar dos clichês, tantas vezes obstáculo de afirmação de identidade musical. Com uma atitude provocatória e visceral, os Fontaines DC são igualmente um caso sério nas suas atuações ao vivo.
fontainesband
 The 1975 – Being Funny in a Foreign Language
The 1975 a serem The 1975 no seu melhor, no apelo a dança, nas baladas dos anos 80 e piscadela aos Fleetwood Mac.
5º álbum da banda inglesa em grande forma.
the1975

 Alvvays – Blue Ver
Provavelmente da melhor jangle pop da história da música no 3º trabalho da banda canadiana, com 14 temas, boa parte deles com 2 minutos, sempre frescos, inspirados e colhendo os trunfos de uma produção feliz e diversificada.
ALVVAYS

 A Garota Não – 2 de Abril
Cátia Oliveira é A Garota Não.
A artista de 39 anos, lançou em 2022 o álbum 2 de Abril, nome do bairro em Setúbal onde cresceu.
Este disco tem músicas e letras bonitas, bem escritas e trabalhadas. Percorre os caminhos da música popular portuguesa ao estilo de Fausto, José Mário Branco e Sérgio Godinho num espaço raras vezes de intérpretes femininas, mas também da música popular brasileira, da folk, rap e pop, tudo unido no timbre grave e único de Catia Oliveira. Um disco a não perder!
agarotanao

Aqui ficam então a nossa pequena lista de destaques do ano de 2022, para lá daqueles que foram sendo publicados ao longo de todo o ano.
Que estas e outras músicas sejam boa companhia e mote para um excelente Ano Novo.

Última edição

Opinião