Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

ARLO PARKS - MY SOFT MACHINE

5 de junho de 2023
Partilhar

Arlo Parks é uma artista, cantora e compositora inglesa nascida em Londres no ano de 2000.
Chamou a atenção da BBC Radio 1 e do New Musical Express, com um par de singles lançados em 2019 reveladores de uma voz doce que canta e conta histórias pessoais, detalhadamente descritivas, num misto de pop intímo e indie soul.
Em 2021 é editado “Collapsed in Sunbeams”, o primeiro longa duração que confirma e reforça o potencial e qualidades de Arlo Parks. Com este disco conquistou nesse ano o Brit Award para melhor novo artista, o Mercury Prize e uma aclamação generalizada nos meios musicais mundiais.
A cantora, compositora e poetisa Arlo Parks que entretanto se mudou de Londres para Los Angeles, regressa agora às edições (26 de Maio de 2023) com o seu segundo álbum de estúdio “My Soft Machine”, seguindo linhas do trabalho anterior mas abrindo ainda mais, o leque das sonoridades exploradas.
“My Soft Machine” é uma obra profundamente pessoal, na qual a artista narra as suas vivências revelando uma explosão de emoções que abordam a ansiedade e os confrontos da idade da autora enquanto jovem adulta.
O amor intenso nos temas “Bruiseless” e “Pegasus” em colaboração com Phoebe Bridgers, os traumas sentimentais “Room (red wings)”, a saúde mental em “Purple Phase”, ou a procura de validação nas canções “I’m Sorry” e “Weightless” são algumas das histórias de “My Soft Machine”.
Há neste disco, o pop contemporâneo, o rock e o trip hop dos anos 90, o hip-hop atmosférico em “Impurities”, o shoegaze/dream pop em “Dog Rose”.
Todos estes elementos diferenciadores combinados com guitarras flutuantes e batidas personalizadas, têm o condão de preservar a vulnerabilidade, imagem de marca da escrita confessional e honesta de Arlo Parks.
Segundo Arlo Parks na apresentação de “My Soft Machine”:
“…O mundo ou a nossa visão dele é salpicado pelo que de mais marcante experimentamos. Os nossos traumas, a nossa educação e as vulnerabilidades individuais. Este álbum é a vida através da minha lente, através do meu corpo. A ansiedade dos 20 anos, os abusos de substâncias por alguns amigos, estar apaixonado pela primeira vez, o luto, e alegria com a sensibilidade de quem está preso neste corpo em particular…”
Arlo Parks passará de novo em Portugal, desta feita no Primavera Sound no Porto, já no próximo dia 8 de Junho e acreditem que vale a pena.
“My Soft Machine” recomenda-se vivamente!

Última edição

Opinião