Anuncie connosco
Pub
Opinião
João Alexandre – Músico e Autor
João Alexandre
Músico e Autor

Ninho de Cucos

Álbuns destaque 2019

6 de janeiro de 2020
Partilhar

Normalmente, chegados a esta altura do ano, temos a tendência no que à produção musical diz respeito, de fazer balanços do que foi editado, das novidades, boas surpresas, deceções, regressos, abandonos e por aí, um pouco como na vida.

O “álbum”, enquanto trabalho completo de um momento do artista, tem a difícil missão de conquistar um espaço ocupado pelas playlists das plataformas digitais e do youtube, formas viradas totalmente para os singles e temas únicos de um artista, habitualmente mais imediatos e rapidamente descartáveis, por uma audiência a todos os títulos e cada vez mais, impaciente.

Em termos artísticos e de conteúdo, é no entanto muitas vezes num álbum que descobrimos os pontos de maior interesse desse artista e aquilo que mais nos faz ligar a ele no longo prazo. Nesse sentido, é ainda prematuro anunciar a morte desta forma de edição, seja ela física (vinil / cd / k7) ou digital. 2019 foi um ano de muita produção musical tanto nacional quanto internacional.

Há edições de grande nível e torna-se impossível estar a par de tudo o que é bom em tantos géneros musicais. Sem grandes rodeios, nenhuma ordem em particular e como mera sugestão, deixamos aqui o nosso destaque com interessante predominância feminina, para álbuns internacionais e nacionais editados em 2019.

Alguns dos que constam na lista foram já objeto de análise ao longo do ano no Notícias de Loures. Um excelente 2020 para todos e com muito boa música!

 

Internacionais

Sharon Van Etten “Remind me Tomorrow”

Lana D’el Rey “Norman Fucking Rockwell”

Weyes Blood “Titanic Rising”

Angel Olsen “All Mirrors”

Vampire Weekend “Father of the Bride”

The Slow Show “Lust and Learn”

Bruce Springsteen “Western Stars”

Big Thief “UFOF”

Bill Callahan “Shepherd in a Sheepskin Vest”

Fontaines DC “Dogrel”

 

Nacionais

Mayra Andrade “Manga”

Sensible Soccers “Aurora”

Camané & Mário Laginha “Aqui Está-se Sossegado”

Última edição

Opinião