Anuncie connosco
Pub
Opinião
Joana Leitão – Jurista
Joana Leitão
Jurista

Opinião de Joana Leitão

Porque é que há pessoas mais bem sucedidas do que outras?

5 de junho de 2020
Partilhar

Há muito tempo que se tenta responder à questão “Porque é que há pessoas mais bem sucedidas do que outras?” e a resposta comum tem sido atribuída ao talento.

Quando não conseguimos ver facilmente como é que a experiência e o treino levaram alguém a um nível de excelência, atribuímo-lo ao talento. Como dizia Nietzsche, “Perante tudo aquilo que é perfeito, não perguntamos como surgiu” e, na verdade, tendemos a não nos aperceber do esforço que esteve por trás do resultado.

Talento é aquilo que é “natural”, uma capacidade inata, os nossos dons intrínsecos, o conhecimento, a experiência, a inteligência, a atitude, o carácter, a energia e a capacidade para aprender e evoluir, mas o nosso potencial é uma coisa e aquilo que fazemos com ele é outra.

Nos últimos anos, têm sido realizados inúmeros estudos científicos que sugerem a existência de uma característica comum às pessoas bem sucedidas, que é a garra, uma combinação de paixão e perseverança descrita de forma muito clara no livro “Grit – O poder da paixão e da perseverança” de Angela Duckworth, investigadora e professora universitária de psicologia nos Estados Unidos.

“A longo prazo, ter garra pode ser mais importante do que ter talento”. Uma pessoa que tenha duas vezes o talento de outra, mas que se esforce metade dessa ainda pode chegar ao mesmo nível de competências mas, com o tempo, fazer muito menos. Quem se esforça desenvolve mais essas competências a longo prazo, ou seja, sem esforço, o talento não é mais do que um potencial a que não atendemos. O talento ajuda-nos a sermos mais rápidos a melhorarmos as nossas competências quando nos esforçamos, mas o sucesso só acontece quando pegamos nas nossas competências e as usamos.

Esta é uma altura propícia para testarmos a nossa garra, que “vai crescendo à medida que vamos definindo a nossa filosofia de vida” e que pode ser intensificada em qualquer idade.

A ciência diz-nos hoje que qualquer pessoa pode ser um caso de sucesso, mas isso só é possível com esforço.

Última edição

Opinião