Anuncie connosco
Pub
Opinião
Gonçalo Oliveira – Actor
Gonçalo Oliveira
Actor

P'la caneta afora

DIREITO SUCESSÓRIO DINÁSTICO

7 de março de 2021
Partilhar

Já vagueio por este mundo há mais de meio século. E já vi e experienciei muito mais do que alguma vez imaginei.

Tenho os olhos cheios de espanto. Espanto pelo melhor e pelo pior que vi e vivi. Fiquei espantado quando o homem chegou à Lua e espantado fiquei quando um robot chegou agora a Marte. Espantoso foi quando descobri que podia escrever num papel e que através do aparo da minha caneta iam surgindo as minhas ideias em forma de letras que compunham palavras e que estas todas juntinhas davam forma aos meus pensamentos.

Depois passei à máquina de escrever e hoje escrevo-vos através do meu computador.

E tudo acontece na vida como as conversas, como as cerejas. Sucedem-se as coisas umas atrás das outras. Como as cerejas.

Tudo isto vem a respeito de eu ter recebido uma petição para assinar, designada “Dignificar a profissão dos Actores em Portugal”. Esta petição surge porque a filha de 18 anos de uma apresentadora, foi anunciada do nada como actriz de uma telenovela a vir a ser apresentada num canal de TV nacional. Nada disto seria de estranhar se a dita recente adulta já tivesse passado por experiência teatral na escola ou liceu (não sei se passou), se tivesse tido aulas de teatro ou Expressão Dramática durante o seu curto percurso académico ou se já tivesse idade para ter participado num grupo de teatro universitário ou ainda e em último recurso tivesse vindo de uma das fornadas dos Morangos com Açúcar.

Como podem perceber as palavras são como as cerejas; sucedem-se.

Eu ainda entendo que o filho de um médico, de um arquitecto, de um engenheiro, de um carpinteiro, de um canalizador, de um actor, queira seguir as pisadas do pai e a seguir vá para a faculdade de medicina, para o Instituto Superior Técnico, para uma carpintaria aprender ou para a Escola Superior de Teatro. Mas claro que também há quem acredite no talento tout-court. Ok! Cada um acredita no que quer.

Mas não sei porquê, isto tudo cheira-me um pouco a história de reis e príncipes, cheira-me a direito sucessório dinástico e eu não sou monárquico e vivemos em democracia.

Uma série de novos actores e actrizes levantaram as suas vozes em uníssono e lançaram uma petição. E na minha opinião fizeram muito bem.

Porque é que os novos actores e actrizes licenciados que andaram a queimar as pestanas e também velhos actores com mais ou menos créditos firmados têm de passar por castings (e ainda bem) e o filho ou filha deste Rei ou desta Rainha começam logo a “governar” sem terem sequer aprendido a arte da governação?

Última edição

Opinião