Anuncie connosco
Pub
Opinião
Florbela Estevão – Arqueóloga e Museóloga
Florbela Estevão
Arqueóloga e Museóloga

Paisagens e Patrimónios

Maio, o mês dos Museus

8 de maio de 2022
Partilhar

O mês de maio é preenchido por muitas iniciativas relacionadas com os museus em todo o mundo, pois celebra-se anualmente a 18 de maio o Dia Internacional dos Museus, efeméride criada em 1977 pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM), com o propósito de promover uma reflexão sobre o papel destas instituições na sociedade contemporânea.

Todos os anos é lançado um tema que visa fomentar um conjunto de debates sobre a atividade dos museus, nesse sentido, em 2022, o tema escolhido é precisamente “O Poder dos Museus” e, o modo como estes podem e devem contribuir para uma atitude crítica e participativa dos seus públicos num mundo complexo como é aquele em que vivemos, na construção de um mundo melhor.

No site oficial do ICOM este organismo internacional apresenta o tema “O Poder dos Museus” como forma de explorar o modo como devem dos museus contribuírem para a criação de mudanças positivas nas comunidades onde se inserem em três vertentes principais: o poder de alcançar a sustentabilidade, em articulação com a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas; o poder de inovar nas áreas da digitalização e acessibilidade aliando a aplicação das novas tecnologias à acessibilidade e atratividade de públicos diferenciados; e, o poder de reforçar a comunidade através da educação, ao promoverem uma sociedade civil informada e comprometida.

Os objetivos anteriormente apresentados são de facto ambiciosos e representam um grande desafio para os museus. Há muito que o papel educativo dos museus tem sido uma das suas características fundamentais, mas agora o desafio abrange outras dimensões e apela a uma atitude mais participativa, no sentido de envolver os seus públicos ou as comunidades numa reflexão crítica sobre os problemas contemporâneos e promover uma cidadania informada e participativa.

Também em maio se celebra a Noite Europeia dos Museus, iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura Europeia, à qual muitos outros países se associaram ao longo dos anos, como é o caso de Portugal. Assim, no sábado de 14 de maio, os museus portugueses concretizam um conjunto de atividades muito variadas direcionadas para os seus públicos que se realizam em período noturno promovendo experiências culturais únicas e pouco usuais, pois normalmente os museus estão encerrados à noite.

Assim, a nível internacional, todos os museus tentam participar nestas celebrações, tanto no Dia Internacional dos Museus como na Noite Europeia dos Museus, oferecendo uma programação própria associadas a estas efemérides. Para os leitores interessados basta consultarem os sites dos vários museus, nacionais, privados e municipais para conhecerem a programação disponível.

No município de Loures os museus existentes também promovem um conjunto de visitas e de atividades, entre os dias 18 e 22 de maio, nos vários locais associados à rede de museus de Loures, a saber: no Museu Municipal de Loures, no Museu de Cerâmica de Sacavém, no Museu do Vinho e da Vinha (Bucelas) e na Casa-Museu José Pedro (Sacavém). Para conhecer a programação basta consultar o seguinte site: www.cm-loures.pt Aproveite o mês de maio para visitar e usufruir dos nossos museus!

Última edição

Opinião