Anuncie connosco
Pub
Opinião
Filipe Esménio – Director
Filipe Esménio
Director

Mel de Cicuta

Vrummmmm para as urnas

3 de outubro de 2020
Partilhar

Não ligo muito a desporto motorizado, mas não tenho passado ao lado da extraordinária prestação de Miguel Oliveira na Moto GP, é um craque. Por cá, os motores estão a ser ligados, com as presidenciais já a seguir, e com as autárquicas no horizonte, todos os partidos se preparam para a grelha de partida, nos «treinos livres». Ricardo Leão prepara-se para desafiar o trono a Bernardino Soares com o apoio do PS Loures e do PS Nacional, tendo António Costa deixado isso bem claro no Congresso da FAUL o mês passado no Pavilhão Paz e Amizade em Loures. Para CDU, Loures é uma autarquia fundamental e, de certo, uma aposta clara para 2021.

Todos os partidos escolhem os seus candidatos e já há quase certezas, com Nélson Batista na pole position para Loures pelo PSD. Mas as eleições do próximo ano serão, provavelmente, das mais difíceis de prever. O Chega terá uma aposta forte, não só por ter sido de Loures que André Ventura se catapultou para o país, mas também por ter um perfilado candidato, para Loures, Bruno Nunes, que tem sido um deputado Municipal pelo PPM com muita visibilidade, e que tem espaço próprio para além daquilo que o Chega possa preconizar. Também a Iniciativa Liberal chegou a Loures criando uma concelhia local e prepara-se para ir a votos, que, obviamente, vai criar novas dinâmicas, à direita, sabendo que o CDS está numa nova fase, cujo resultado, em urnas, é desconhecido.

Na esquerda, para além do duelo de titãs, PS vs CDU, o Bloco tenta chegar à vereação e reforçar a sua presença no concelho, e prevê-se uma candidatura do PCTP-MRPP que já chegou a eleger deputado municipal. O PAN, por seu lado, procura consolidar a sua posição e reforçar o já eleito deputado municipal, neste mandato. Outros partidos, como o Nós Cidadãos, foram a votos em 2017 e outros poderão naturalmente ainda aparecer, ou listas de independentes.

Mexer na organização administrativa, alterando de novo as agregações de freguesias, assunto que foi sendo falado, em surdina, ao longo dos tempos, parece ser cada vez menos pertinente.

O resto, após estes treinos livres e a qualificação, ver-se-á, na corrida, quem tem «mãozinhas» para acelerar… até lá!

PS: Este artigo é estupidamente escrito com o novo acordo ortográfico.

Última edição

Opinião