Anuncie connosco
Pub
Opinião
Filipe Esménio – Director
Filipe Esménio
Director

Mel de Cicuta

Paz, pão, habitação

4 de junho de 2023
Partilhar

A habitação social tem dado muita polémica no concelho de Loures. Os factos não mentem: são 15 milhões de euros de dívida e cerca de metade das pessoas a não pagar as rendas com valores baixos, 9 a 30 euros mensais, num universo de cerca de 2500 fogos.
PS e CDU trocam acusações sobre a parentalidade da situação, a CDU em comunicado afirma: «A CDU quando tomou as rédeas do Município encontrou uma dívida de rendas de habitação de cerca de 10 milhões de euros e que crescia a um ritmo insuportável de 1 milhão de euros por ano». Ricardo Leão afirma que a CDU em oito anos pouco ou nada fez para resolver a questão. Na troca de acusações o Chega vai capitalizando.
O tema, que já foi notícia de televisão, agora pelo menos tem um plano. Um plano claro e com objetivos concretos. Alguns complexos como ações de despejo. Mas a avaliação do seu resultado poderá ser feita por todos. O que ninguém entendia era o facto de as dívidas continuarem a acumular e as mais que prováveis ilegalidades como subarrendamentos e outras que iam acontecendo. Aguardemos para ver o desfecho.
O Rodinhas continua na sua caminhada, muito útil, na verdade. Eu que até no início tinha dúvidas, pois considerava fundamental que fosse à gare do oriente (não havia ainda Metro em Moscavide). E agora as reclamações são outras, como o alargamento, por exemplo, até aos Jardins de Cristo Rei, na freguesia de Moscavide e Portela, como muitos nos têm feito chegar, ou ainda, o alargamento de horário.
A verdade é que volvidos muito anos, o saldo é positivo desta grande medida que satisfaz as necessidades de milhares de pessoas no nosso concelho.
Uma nota final que vai para o Festival do Caracol saloio que começa a 29 de junho. Um evento que no ano passado com a alteração da localização para o Parque Verde, junto ao Loures Shopping, mudou o formato com grandes benefícios. Mais espaço, mais animação. Uma aposta ganha da autarquia que tem tudo para correr bem em 2023. Aproveite e usufrua. É muita animação e muita, mesmo muita forma diferente de comer caracol.

Última edição

Opinião