Anuncie connosco
Pub
Opinião
Filipe Esménio – Director
Filipe Esménio
Director

Mel de Cicuta

A ver passar os comboios

4 de agosto de 2020
Partilhar

Parece que é desta. O Metro virá à Portela e a Sacavém, com passagem ainda por Moscavide. Uma grande vitória para as gentes da Portela e para a cidade de Sacavém.

«Vai mesmo avançar a construção de um metro ligeiro de superfície entre a Alcântara e Cruz Quebrada e entre Santa Apolónia e Sacavém, anunciaram nesta quarta-feira as câmaras de Lisboa, Oeiras e Loures. O investimento, que resulta de um protocolo de cooperação entre estes municípios, o Metropolitano de Lisboa e a Carris, ascenderá a 490 milhões de euros em quase 25km de linha.»

Depois de andar a contar camionetas, a CM Loures, conjuntamente com a CM Lisboa e a CM Oeiras, anunciam esta grande obra que sem dúvida é a grande notícia do ano para as populações da zona oriental. Em contraponto, por uma segunda fase, ficam a aguardar as gentes de Santo António dos Cavaleiros e de Loures.

Para já e também positivo, o levantamento do estado de calamidade nas 2 freguesias de Loures que ainda mantinham estas restrições, Sacavém e Prior Velho e Camarate, Unhos e Apelação. A área Metropolitana de Lisboa mantém restrições, mas já está toda à mesma velocidade. Vamos aguardar pela evolução da coisa.

Agora, e enquanto se continuam a salvar vidas, importa passar a salvar empregos, e aí está mais difícil. Apesar das muitas, muitas medidas, o desemprego continua a crescer e o verão não trouxe o habitual «emagrecimento» do desemprego. São muitos os setores afetados e a total alteração dos hábitos de consumo deixam as empresas a navegar à vista, nalguns casos e outras a afundarem-se a pique.

Talvez fosse a altura das entidades locais que sempre afirmaram privilegiar as empresas locais passarem das palavras à ação.

E os empresários terão também de ter um espírito de interajuda, entre pares e com os seus colaboradores. O período é mesmo de dar as mãos mas, sem fechar os olhos, seguir em frente.

O embate económico e social será brutal, a nível mundial, e ninguém estava preparado para isto. Mas antes de uma eventual segunda vaga é fundamental começar a avaliar, a OMS se recebesse 1 euro por cada disparate que disse, seria uma das instituições com mais dinheiro do mundo.

A Europa e os 27 países não terem uma estratégia conjunta pré-preparada, para um problema destes, diz muito sobre quem nos governa.

Os populistas tontos perante os verdadeiros problemas que implicam liderança, batem com os queixos no chão pela total impreparação para os problemas reais da governação.

O Novo Banco, enfim… continuamos a ver passar os comboios…

PS: Este artigo é estupidamente escrito com o novo acordo ortográfico.

Última edição

Opinião