Anuncie connosco
Pub
Opinião
Cristina Fialho – Chefe de redação
Cristina Fialho
Chefe de redação

Editorial

A Urgência da Pediatria

8 de março de 2023
Partilhar

Antes de mais quero reservar-me o direito de opinião, sem qualquer fundamentação científica, médica ou comprovada. Deixo a minha reflexão como utente e cidadã que valoriza os serviços prestados pelos profissionais de saúde infantil.
Porque é que a pediatria é importante e porque é que o encerramento das urgências do Hospital Beatriz Ângelo é assustador para gestantes, pais e cuidadores?
Em primeiro lugar, uma criança não sabe descrever sintomas, automedicar-se ou acalmar-se quando tem dores ou desconforto. Um bebé chora quando tem sono, fome, fralda suja ou está doente, o que pode ser difícil de diferenciar quando não se tem experiência e por isso, uma ida ao médico de urgência é importante.
Uma criança não pode ser medicada como um adulto e tem doenças próprias da infância que devem ser diagnosticadas e tratadas coerentemente, deve ser proporcionada uma visita ao médico, urgente.
Um médico pediatra dá assistência não só à criança mas também à família. Temos como a amamentação, alimentação, sono, vacinas, prevenção de acidentes, etc são temas cruciais para o crescimento saudável de um ser humano mas também à harmonia familiar que tanta importância tem para todos. Este aconselhamento às vezes acontece em casos de urgência: um bebé que não dorme não deixa ninguém descansar o que significa que irmaos e pais terão dias de escola e trabalho mais cansados. É importante adereçar estes temas e alinhar o descanso de todos.
É sobretudo no esclarecimento de dúvidas, saúde e comportamento das famílias que a pediatria atua, sendo por isso crucial a disponibilização desta especialidade nos nossos hospitais e sobretudo no nosso Concelho.
Dados do PORDATA dizem que de acordo com os Censos de 2011 a população dos 0 aos 14 anos era de 15,75% apenas no Concelho de Loures, se tivermos em conta que o Hospital Beatriz Ângelo dá apoio a áreas circundantes como Odivelas, Mafra, etc. a demissão dos 11 chefes de equipa das Urgências do Hospital de Loures representam uma situação muito perigosa.
Desde o fim do ano que os enfermeiros andam a fazer pedidos de escusa de responsabilidades por não terem meios para garantir um bom serviço (lembre-se do bebé que nasceu no transporte dos bombeiros por ter chegado ao hospital e ver as urgências fechadas)...
O que se passou de repente com o Hospital de Loures que funcionava tão bem? Passou a ser do Estado. Fazia parte do grupo Luz Saúde desde a sua inauguração em 2012 e em 2022 passou a ser Público, sem capacidade para a gestão e retenção dos seus profissionais que preferem os salários e as condições dos privados.
Em termos de saúde o que é que interessa se é privada, pública, social, de esquerda ou de direita? Esta guerrinha de egos só prova que os utentes saíram a perder. Uma Parceria Público Privada que funcionava bem não devia ter sido alterada.

Última edição

Opinião