Anuncie connosco
Pub
Notícias | Social

Pelos direitos e proteção das crianças

Educação a Tempo

3 de abril de 2021
Partilhar

Professores e técnicos da área da educação participaram, no dia 25 de março, numa ação de capacitação promovida pela Câmara Municipal de Loures, no âmbito do projeto Educação a Tempo.

Uma sessão sobre “Os Direitos da Criança e o Sistema de Promoção/Proteção de Crianças e Jovens em Risco’’, que decorreu em formato e-learning, contou com a participação de Dulce Rocha e Fernanda Salvaterra, do Instituto de Apoio à Criança (IAC), enquanto oradoras convidadas.

Alguns dos temas abordados nesta ação de formação:

- Os Direitos da Criança, consagrados na Declaração de 1959 e na Convenção de 1989;

- O Sistema de Promoção/Proteção de Crianças e Jovens em Risco;

- As necessidades das crianças;

- Os maus tratos e negligência;

- Os fatores de risco e de proteção;

- A deteção e prevenção em contexto educativo;

- O papel do professor.

Momentos de partilha e reflexão sobre realidades com que os professores se defrontam diariamente, que nas escolas de Loures são acompanhadas também pelas equipas multidisciplinares de psicólogos, técnicas de ação social e animadores socioculturais que estão em funcionamento nas escolas do concelho.

Recorde-se que a Câmara Municipal de Loures, através do Departamento de Educação, está a promover, ao longo deste ano letivo, várias ações de capacitação para professores e técnicos superiores dos agrupamentos de escolas do concelho, dinamizadas em parceria com o Centro de Formação de Associação de Escolas (CENFORES), no âmbito do projeto Educação a Tempo.

Pretende-se com estas ações proporcionar a aquisição de saberes e competências, com particular enfoque para as questões relacionadas com a Educação, Indisciplina e Combate ao Insucesso Escolar, Infância, Adolescência, abordando também a relação escola-família e o papel dos diferentes atores do espaço-escola.

Última edição

Opinião