Anuncie connosco
Pub
Notícias | Saúde

Uma segunda família

LOURES CARE SENIOR RESIDENCE

3 de abril de 2021
Partilhar

Da parceria entre um Bancário e uma Fisioterapeuta, complementados pelas suas experiências profissionais em Portugal e Londres, e experiências pessoais resultantes da procura de Lares para os próprios familiares, surge a vontade de criar uma nova imagem de Residência Sénior – a LouresCare Senior Residence.

Como resposta à crescente necessidade de prestação de cuidados de saúde diferenciados e especializados na área do envelhecimento ativo e saudável, criaram um conceito que potencia que cada pessoa participe de forma ativa em todas as dimensões da sua vida. A LouresCare Senior Residence foca-se não só naquilo que a pessoa deixou de fazer, prestando serviços adequados aos défices associados ao processo de envelhecimento como naquilo que cada um consegue e gosta mais de fazer, mantendo a sua individualidade.

Um ambiente familiar, um serviço de excelência e respostas individualizadas, num ambiente seguro, confortável e acolhedor. Foi por isso que limitaram o número de Residentes para apenas 13, querendo que cada um se sinta único e que faça parte da “casa” que no futuro poderá vir a ser a sua segunda família. “Apostamos num número pequeno para chegarmos a grandes resultados”, afirma Ricardo Salvado, co-fundador do projeto.

“Juntámos um grupo de profissionais com as mesmas ideias do que nós e que se identifica com o nosso conceito, e através desta equipa multi e interdisciplinar, trabalhamos em conjunto para responder da forma mais completa e eficaz às necessidades de cada Residente. Para tal, é fundamental conhecer detalhadamente cada pessoa que chega até nós. Desde a sua história de vida até ao seu estado geral de saúde, tudo é importante para conseguirmos garantir a qualidade na prestação de todos os serviços na LouresCare. Realizamos uma avaliação inicial no momento de admissão, efetuada por todos os Profissionais de Saúde que pertencem à nossa equipa - Médico Internista Intensivista, Enfermeiro, Nutricionista, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Terapeuta da Fala e Neuropsicólogo – de forma a delinear um conjunto de objetivos e intervenções ajustadas às expectativas e necessidades de cada Residente. Consequentemente, esta equipa com formação e experiência na área da Geriatria, elabora o plano individual de intervenção mais adequado à situação atual de cada Residente, podendo este ser preventivo, de forma a evitar perdas de função, de manutenção das capacidades, ou de tratamento se houver alguma patologia associada. Prestamos assim um serviço que promove o bem-estar geral do residente a curto, médio e longo prazo, privilegiando relações personalizadas, baseadas no conhecimento e acompanhamento multidisciplinar.”, conta Maria João Mirones, Diretora Técnica e Fisioterapeuta.

Para além dos profissionais de Saúde que garantem a qualidade dos serviços clínicos, existem outros membros essenciais no projeto. No Serviço de Alojamento, Higiene e Conforto Pessoal selecionaram um grupo de auxiliares de ação direta com experiência na área de Geriatria e com um gosto especial pela população Sénior. No serviço de Restauração, escolheram um Chef de cozinha que juntamente com a Nutricionista e a Terapeuta da Fala, criam artisticamente pratos únicos e adaptados às necessidades e défices de cada Residente. Garantem refeições visualmente apetecíveis independentemente de serem dietas normais ou pastosas. “‘Somos o que comemos’ e para nós esta frase significa qualidade nos produtos que servimos e na forma como estes são apresentados.”, defende a Diretora Técnica.

Para dinamizar toda esta equipa e Residentes, selecionaram um Animador Sociocultural que partilha vivências com a população sénior há muitos anos. Vivências essas que conduziram a uma dedicação total para esta população.

A LouresCare Senior Residence enraizou-se numa zona calma de moradias da simpática aldeia da Manjoeira. Estrategicamente posicionada a 10 minutos do Beatriz ngelo e a 20 minutos do centro de Lisboa, garantindo proximidade de zonas importantes no dia a dia da população Sénior mas distantes o suficiente para ter uma vista privilegiada sobre a lezíria de Loures, sem ruídos, com exceção dos galos pela manhã ou das ovelhas que pastam no terreno do lado. Numa moradia de dois andares, com uma arquitetura projetada e adaptada, rodeada de uma área de lazer e de horta, onde é possível aproveitar o sol e respirar o ar puro.

A LouresCare chega também a casa de quem precisa através de um apoio domiciliário experiente e que aborda várias áreas. Desde um simples apoio à higiene, refeições ou limpeza da casa, até à consultoria da habitação de forma a perceber as necessidades para uma vida segura em casa (colocação de barras, escadas ou rampas, camas articuladas etc). Disponibilizam profissionais para o acompanhar nas férias de verão com a sua família e avaliam as acessibilidades das praias, restaurantes e do alojamento que pretende ou simplesmente ajudarmos a retomar o seu passeio semanal, a sua ida mensal a um espetáculo, caso sinta necessidade de um apoio extra.

De forma a estender o conceito à comunidade ao redor da Residência criaram a Agenda Sénior, promovendo as mais variadas atividades dentro e fora da Residência, em que todos são convidados a participar. Assim criamos a oportunidade para que qualquer pessoa possa aproveitar ao máximo os seus dias e tempo livre. Apresentamos opções para conhecer o nosso país, as nossas tradições e cultura, workshops de pintura ou uma simples ida ao teatro.

 

Conheça-os à distância através da internet

Site: lourescare.pt

Facebook: LouresCare

Se despertar a sua curiosidade marque uma videochamada conosco ou agende uma visita presencial com todas as medidas de segurança garantidas através de geral@lourescare.pt. Abertas as inscrições para admissões.

Última edição

Opinião