Gastronomia
Restaurante R&R
5 de junho de 2020
Partilhar
Foram muito duros para todos os últimos dois meses.
Não só para quem teve que ficar em casa a cumprir com as regras de confinamento, mas também, e fundamentalmente, para a economia em geral e para os estabelecimentos de restauração do concelho em particular, - a razão de ser desta rubrica.
Foram momentos difíceis, que deixarão marcas e levarão tempo a ultrapassar, e que se espera que não voltem.
Mas com o levantamento das medidas mais severas, o comércio tenta retomar a sua atividade, ainda que com muitas limitações e os cidadãos, a medo e ainda pouco convencidos, voltam a frequentar a restauração.
Com tantas limitações de higiene e segurança e respeito pelos devidos distanciamentos para cumprir, são as esplanadas, que com o bom tempo passam a ser as mais procuradas.
Foi o que fiz, com um bonito dia de sol, em vez de ir à praia, fiz-me a uma esplanada do centro da cidade de Loures a pensar um peixinho grelhado.
De imediato me ocorreu a esplanada do R&R.
Lá me dirigi e sentei, retirando da cara a máscara cirúrgica, que pousei em cima da mesa, para me ajustar ao novo cenário na restauração.
Este estabelecimento, para além da centralidade, oferece uma cozinha tradicional Portuguesa sem invenções e pretensiosismos, mas também, aqui e ali, marcada pelos aromas e temperos Moçambicanos, de onde vêm as origens do proprietário.
Ossmane Pereira é um filho de Loures, que desde cedo se iniciou na aventura da restauração, lançando-se para outras paragens enquanto marinheiro em embarcações turísticas. Foi em Paris que começou esta caminhada de ajudante de cozinha num Bateaux-Mouche e onde iniciou a sua formação na hotelaria.
Regressou a Loures, onde trabalhou em várias casas de referência da cidade e onde foi ganhando experiência como chef, para há cerca de 8 anos se lançar por sua conta.
O Ossmane, faz questão de apresentar sempre no seu estabelecimento produtos frescos de primeira qualidade. E foi por isso que não comi sardinhas, -que confesso eram o meu desejo para “esplanadar”- e que por não estarem ainda em condições, não havia sequer na lista.
Lancei-me assim num fresquíssimo pregado no carvão com legumes, que me soube maravilhosamente, de tão bem grelhado que estava. Este é de facto um dos pontos fortes da casa. A boa grelha.
Para além de peixe e carnes grelhadas, com os mais diversos acompanhamentos, recomendo de entre muitas escolhas os chocos, seja em feijoada, à setubalense ou “à lagareiro” e os nacos ou posta à Mirandesa.
Mas tem também sempre muitas especialidades como o Caril de Camarão à Moçambicano, Galinha de Cabidela, o Bacalhau “à marinheiro” ou à Brás, e a Paella, entre tantos outros pratos que vão variando diariamente numa vasta ementa.
Todos os dias, durante a tarde, serve caracóis e outros petiscos.
E tal como durante os últimos meses, mantém o Take-away e faz entregas ao domicílio.
É assim “a nova normalidade” que nos faz ajustar aos tempos que vivemos.
Ajustar com perseverança, resiliência e vontade de bem servir, tal como a história do Ossmane e como, hoje em dia, a de tantos outros estabelecimentos que diariamente fazem tudo o que podem para vencer.
João Patrocínio
Jurista