Associação Nacional de Caça Maior
Clube Português de Monteiros inaugura sede no fanqueiro
8 de abril de 2019
Partilhar
O Clube Português de Monteiros – Associação Nacional de Caça Maior (CPM) inaugurou, no dia 26 de março, em Loures, a sua nova sede social.
Trata-se de um edifício com dois pisos, no Fanqueiro, freguesia de Loures, que passa também a albergar as instalações da Comissão Nacional de Homologação de Troféus.
A cerimónia de inauguração contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Loures, Bernardino Soares, que destacou “a vastíssima zona rural existente no concelho”, a forte presença do “setor agrícola e agropecuária”, realçando ainda a qualidade dos queijos da região e do vinho de Bucelas.
O Autarca salientou também a existência, no Município, de vários clubes de caçadores, alguns dos quais com bastante atividade. “É um orgulho podermos ter aqui a sede social do CPM. Vai ser uma mais-valia para o concelho”, concluiu.
O presidente do CPM, Artur Torres Pereira, declarou que “a caça é um instrumento de gestão e uma ferramenta para a conservação da natureza”. Por outro lado, acrescentou, é uma atividade lúdica em que participam milhares de portugueses e tem um papel insubstituível para a base económica local”.
O responsável defendeu ainda que a caça tem uma “função social essencial”, porque “é uma atividade iminentemente democrática”.
A encerrar a cerimónia de inauguração das instalações esteve o secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, que destacou o momento importante que estamos a viver: “Há um alinhamento estratégico em relação ao setor da caça em Portugal. Hoje em dia, até o próprio movimento ambientalista não tem nada contra a caça e estão também prontos para entrar nesse alinhamento”, confidenciou. “É preciso alargar a base social de apoio sobre esta matéria”, frisou.
O governante deixou ainda uma outra novidade: “Na próxima lei orgânica do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, a caça voltará a estar sobre a gestão das áreas florestais, deixando de estar na da conservação da natureza”.
O Clube Português de Monteiros – Associação Nacional de Caça Maior foi fundada em 1982 e é a mais antiga organização do sector da caça em Portugal.
Fonte: Câmara Municipal de Loures