Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

O percurso ribeirinho de Loures foi inaugurado

Tejo a Trancão, a nossa paixão

8 de outubro de 2023
Partilhar

Finalmente! Foram muitos os anos de espera e foi preciso o Papa Francisco vir cá para concretizar aquele, que para muitos, pode ser considerado um milagre.
O percurso ribeirinho de Loures foi inaugurado.
Com 6,1 quilómetros de um passadiço pedonal e ciclável junto ao rio, vemos o Tejo a intercetar com o Trancão, unindo os concelhos de Loures, Lisboa e Vila Franca de Xira.
Está entre Póvoa de Santa Iria, Santa Iria de Azóia, São João da Talha, Bobadela, Sacavém, e o Parque das Nações, mas também chega a Vila Franca de Xira.
"Esta é uma obra determinante para aproximar as pessoas do rio, proporcionando a milhares de cidadãos uma ligação com a frente ribeirinha do concelho de Loures, algo que é há muito desejado, em particular pelos habitantes de Sacavém, Bobadela, São João da Talha e Santa Iria de Azóia, onde residem entre 70 a 80 mil pessoas", afirmou Ricardo Leão, presidente da Câmara de Loures.
Neste evento em que estiveram os presidentes de Câmara de Lisboa, Loures e Vila Franca de Xira, contou com a presença de Marcelo Rebelo de Sousa.
O valor da obra foi significativamente superior ao estimado inicialmente, sendo a subida do preço das matérias primas a principal causa da alteração de valor e, também, alterações que tiveram de ser feitas ao projeto inicial, nomeadamente ao nível das fundações do passadiço devido à complexidade do solo.
O custo final do percurso ribeirinho acabou por ser 13 milhões de euros.
"Esta é uma obra que, por razões ambientais, é complexa, pois estamos a falar de uma zona que toda ela é sapal, sempre junto ao rio”.
No total, foram cravadas 4612 estacas de madeira e colocados 96 maciços de travamento, o que corresponde à cravação de 192 micro estacas a uma profundidade média de 25 metros.
O percurso ribeirinho de Loures terá início em Santa Iria da Azóia, dando seguimento ao trajeto já feito pela Câmara de Vila Franca de Xira, e terminará em Lisboa, mais concretamente na ponte do ciclo pedonal do Trancão, inaugurada para a Jornada Mundial da Juventude.
O acesso público a este passadiço poderá ainda ser feito, além dos dois pontos já mencionados, através da via de acesso à Rua Beira Rio e do troço pedonal que liga a estação de comboios de Santa Iria de Azóia e o pontão da BP.
São 6,1 quilómetros de um percurso ciclo pedonal em madeira construído sobre palafita, tendo 14 pontes ao longo do trajeto - quatro delas de observação e estadia -, 14 túneis de sombra, luminárias autónomas com células fotovoltaicas, 1621 árvores e 41 420 arbustos. "Os trabalhos de revestimento vegetal, que incluem a plantação de árvores, arbustos e subarbustos, e ainda a recuperação da área de sapal, serão efetuados no próximo outono/inverno de 2023", avança a Câmara de Loures.
Na recente inauguração do caminho pedonal, Ricardo Leão sugere que possa ter o nome de Papa Francisco, sujeito a validação e discussão tendo em conta a relevância que a vinda do Papa teve na concretização deste projeto.
Já fiz o caminho a pé, aconselho, acima de tudo ao pôr do sol…

Última edição

Opinião