Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Pioneiros Núcleo Basket de Loures

Pioneiros Núcleo Basket de Loures

19 de maio de 2023
Partilhar

Sem ter no clube nenhuma equipa feminina, o PNB Loures, recebeu em Junho de 2022 com agrado a proposta apresentada pelo treinador Luis Rocha, no sentido de albergar no seu seio uma equipa senior feminina.
O plano proposto passava por formar inicialmente uma equipa que fosse competitiva e que pudesse ao mesmo tempo aportar através das suas exibições o interesse de praticantes femininas para o clube, facto que até aos dias de hoje se tem revelado difícil de conquistar.
O processo de iniciar e formar uma equipa do zero, agregado á dificuldade de fazer praticantes entender a valia do projecto levou a que se tornasse bem difícil congregar vontades e definir a equipa. Contudo ela lá se ergueu e iniciou a sua participação no Campeonato nacional da 2ª Divisão.
As derrotas iniciais, foram não mais do que lições e tudo começou a parecer possível no sentido de qualificar a equipa par a 2ª Fase ( a decisiva) do mesmo Campeonato.
No final da 1ª Fase o 3º lugar obtido qualificava o grupo para a 2ª Fase e a chegada de uma segunda jogadora americana assim como de uma experiente jogadora portuguesa, trariam uma solidificação de automatismos e um superior grau de confiança absolutamente necessárias para atacar o objectivo principal (subida de Divisão), que no inicio de época parecia tão distante, excepto para quem idealizou o projecto.
Na 1ª volta da 2ª Fase o Loures terminou com 5 vitórias em 5 jogos… surpresa geral para todos os adversários em compita, estupefacção até.
Uma derrota no início da 2ª volta não beliscou objectivos, nem motivações. A equipa soube preparar-se em todas as vertentes e continuar concentrada em si e não nos outros.
As vitórias em Faro perante o Farense e nas Mercês perante o GDEMAM (principais oponentes á conquista do objectivo final), mais não foram do que a consequência do trabalho efectuado e da presença de espiríto reinante duma equipa que fez das fraquezas forças e prosperou perante adversários mais apetrechados e com muito mais atletas que as 8, que terminaram a época ao serviço do Loures.
A subida de Divisão (da 2ª á 1ª) mais não é assim do que absolutamente merecida e justa e demonstra que acima de tudo o trabalho e o querer, a concentração e a garra conseguem bastas vezes superar dificuldades, lesões e contratempos, a par de erros que todos os “recém-nascidos” cometem.
Primeira época de Basquetebol Feminino em Loures, vitória no grupo B da 2ª Fase e subsequente subida de Divisão, começo de ouro!!! O futuro está já aqui ao pé, dia 31 reunião federativa com todas as equipas apuradas para disputar a 1ª Divisão Nacional.
Estaremos lá! Queremos ficar nessa Divisão! estamos cientes das dificuldades! Mas como se costuma dizer e muitas vezes foi dito nesta equipa ao longo da época, se fosse fácil não seria para nós…

 

Última edição

Opinião