Anuncie connosco
Pub
Notícias | Atualidade

Memorial do Convento

pelas estradas de sua Alteza Real

6 de fevereiro de 2023
Partilhar

Participe, no dia 18 de fevereiro, na caminhada Memorial do Convento: pelas estradas de sua Alteza Real, um percurso pedestre, em meio rural, que alia a narrativa de José Saramago ao património paisagístico, histórico e cultural.
Após o triunfo do Liberalismo e o ímpeto da Regeneração, o século XIX assistiu à organização da rede viária nacional em estradas reais, distritais e municipais. Algumas aproveitaram o traçado das antigas vias romanas e, com a implantação da República, as estradas reais passaram a ser designadas de “estradas nacionais”.
A partir de Lousa, atravessando a Estrada Real n.º 61, que é hoje a Nacional 8, esta caminhada segue no sentido inverso ao das 18 estátuas de santos que se destinavam ao convento de Mafra, passando por Fanhões e Pinteus, até terras de Santo Antão.
Neste trajeto, entre Lousa e Santo Antão do Tojal, iremos encontrar paisagens de beleza rara e reviver os caminhos do século XVII e todo o esforço de homens comuns na construção do ambicioso propósito do Rei D. João V, a edificação do Palácio e Convento de Mafra.
Promovida pela Câmara Municipal de Loures, com uma distância aproximada de 15 quilómetros, a caminhada tem hora de encontro marcada para as 8h15, junto à Praça Monumental, em Santo Antão do Tojal – com transporte em autocarro até Montemuro (Lousa), local de início da caminhada) –, estando a chegada prevista para as 14h15.
Para participar, basta inscrever-se, até ao dia 15 de fevereiro, através do endereço de correio eletrónico dd@cm-loures.pt ou do telefone 211 151 157.
A participação é gratuita, mas com inscrições limitadas.

Fonte CM Loures

Última edição

Opinião